Notícias
Campus debate questões ambientais do Ceará
O auditório do campus de Maracanaú foi palco da 1ª edição de 2015 do programa “Café com ensino, pesquisa e extensão” que discutiu as questões ambientais do estado do Ceará. O convidado para falar sobre o tema foi o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Artur Bruno.
Na palestra, Artur Bruno explicou as dificuldades ambientais enfrentadas no sertão, na serra e no litoral do estado. O presidente do Conpam enfatizou a importância do Instituto Federal do Ceará (IFCE) na formação de profissionais na área ambiental e abriu espaço para futuras parcerias.
Uma das parcerias já foi assumida por Artur Bruno durante o próprio encontro, a de firmar um convênio para estágio dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente e do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Maracanaú no Conpam, que está em processo de transição para a condição de secretaria estadual do Meio Ambiente.
Também, durante o evento, Artur Bruno assumiu o compromisso de realizar concurso público para a pasta, o que representa oportunidade para os alunos egressos da área ambiental. Mais uma demanda apresentada ao presidente do Conpam durante a palestra, foi a necessidade de incentivar as prefeituras a contratarem engenheiros ambientais para elaboração de ações na área de resíduos sólidos.
O “Café com ensino, pesquisa e extensão” é uma ação do departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Deppi) do campus de Maracanaú. O evento, que ocorreu no último dia 24/02, foi prestigiado pelo diretor-geral do campus, professor Júlio César da Costa Silva, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Auzuir Ripardo e pela pró-reitora de Extensão Zandra Dumaresq.