Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Limoeiro promove edição on-line da Moslipro
conteúdo

Notícias

Limoeiro promove edição on-line da Moslipro

1 a 3 de dezembro

Estudantes do ensino médio e técnico apresentam projetos científicos
última modificação: 30/11/2020 16h07

Na próxima semana, o campus de Limoeiro do Norte do IFCE realiza a quarta edição da Mostra Limoeirense de Projetos (Moslipro). Este ano, excepcionalmente, em decorrência da pandemia de Covid-19, a IV Moslipro será realizada on-line, nos dias 1 a 3 de dezembro de 2020. Confira a Programação Completa, com os links de cada atividade on-line.

O público alvo são estudantes do Ensino Médio ou Ensino Técnico das instituições de ensino de Limoeiro. "O principal objetivo da Moslipro é incentivar o engajamentos dos alunos com pesquisas, despertando desde o ensino básico o interesse desses estudantes pela pesquisa científica.", comenta a professora Karlucy Farias, coordenadora do evento.

Com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a mostra busca fomentar a cultura da pesquisa no município de Limoeiro.

Serão apresentados 22 trabalhos em cinco áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Confira os títulos e mais informações sobre os trabalhos inscritos, aqui.

Todos os projetos receberão Certificados de Participação na Moslipro. Os três primeiros lugares em cada área receberão Certificados de Classificação. Os estudantes dos 1º ou 2º anos do Ensino Médio concorrem ainda a bolsas do CNPq, na modalidade Iniciação Científica Júnior (ICJr).

Outro diferencial da Mostra é a entrega de credenciais para os melhores participarem de Feiras de Ciências nacionais e internacionais. Neste ano, a Moslipro foi aceita como afiliada da maior Feira de Ciências do Brasil e vai indicar dois projetos finalistas para a 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada on-line, de 15 a 27 de março de 2021.

Prêmio "Moslipro na Nuvens"

Este ano, a Moslipro irá premiar o vídeo do projeto com maior quantidade de curtidas nos perfis oficiais do evento nas redes sociais (Facebook e Instagram), no período de 23 a 30 de novembro de 2020. Confira os projetos inscritos e os vídeos de apresentação: clique aqui.

Eventos paralelos

A programação da Moslipro prepara um momento de formação para professores, com a realização do IV Simpósio Limoeirense de Educação (SiLiEdu). A programação traz um minicurso sobre “Metodologias ativas de aprendizagem no contexto da pandemia do novo coronavírus”, com o professor Alexandre Lopes.

O Simpósio acontece no dia 3 de dezembro (quinta-feira), no turno da manhã. O evento é aberto, on-line e gratuito. Para se inscrever no SiLiEdu, clique no formulário eletrônico de inscrição. O Simpósio Limoeirense de Educação será transmitido no Google Meet, pelo link https://meet.google.com/hkz-tamx-uvx.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte