Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Iniciadas visitas de recredenciamento do IFCE
conteúdo

Notícias

Iniciadas visitas de recredenciamento do IFCE

Equipes de avaliadores do Inep iniciam reuniões na reitoria e no campus de Limoeiro do Norte
última modificação: 26/08/2016 11h23

As visitas do processo de recredenciamento do Instituto Federal do Ceará (IFCE) como instituição de ensino superior começaram nesta quarta-feira, 1º. Duas comissões de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciaram as reuniões com gestores e servidores na reitoria e no campus de Limoeiro do Norte. A programação prossegue até esta sexta-feira, 3, e incluirá também conversas com alunos e análise de documentos.

Na visita à reitoria, a comissão de avaliadores é composta pelos professores Efigênia Amorim, da Universidade Federal de Uberlândia; Luiz Carlos dos Santos, da Universidade Estadual da Bahia; e Herval Ramos Paes Junior, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. A programação foi realizada no campus de Fortaleza e começou com uma reunião com o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, acompanhado de pró-reitores e gestores sistêmicos.

“Essa é a primeira vez que o IFCE passa por esse tipo de avaliação, que já era aplicada às universidades e agora está ocorrendo também com os institutos federais. Para nós, esse momento é de grande importância e estamos disponíveis para prestar todas as informações solicitadas”, afirmou o reitor. Após a primeira reunião, os avaliadores conversaram com coordenadores de curso e servidores técnicos administrativos. À tarde, o momento foi de dialogar com membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e visitar instalações físicas de diversos setores da reitoria e do campus de Fortaleza.

No campus de Limoeiro do  Norte, a comissão é composta pelos professores Fernanda Lassance, da Universidade Estadual de Londrina; José Vieira de Sousa, da Universidade de Brasília; e Cláudio Lúcio Fernandes Amaral, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Na abertura dos trabalhos, os avaliadores foram recebidos pela pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq, e pelo diretor-geral da unidade, José Façanha Gadelha.

A programação em Limoeiro incluiu visitas às instalações do campus, entrevistas com docentes e reuniões com técnicos administrativos e com o pessoal do Núcleo Docente Estruturante. Nesta quinta-feira, 2, estão previstas reuniões com alunos em ambos os locais, além de outras atividades programadas pelas comissões.

Sobre o recredeciamento

O recredenciamento é um processo regulatório e avaliativo que tem por objetivo verificar se as instituições de ensino superior estão atendendo aos padrões de qualidade necessários para a continuidade da oferta dos cursos. O processo é composto de cinco eixos norteadores do desempenho: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão, e Infraestrutura física. 

Procedida a avaliação, a comissão atribuirá conceito final de 1 a 5, onde a nota 3 indica conceito de qualidade “suficiente”, a nota 4, representa o conceito “muito bom” e a nota 5, conceito “excelente”. Os conceitos inferiores a 3 são considerados insuficientes para o recredenciamento institucional. Após as visitas à reitoria e ao campus de Limoeiro, outros avaliadores do Inep visitarão os campi de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, em datas ainda a serem informadas.

foto: Kelsma Gomes

Ícaro Joathan - reitoria (colaborou Kelsma Gomes - Limoeiro do Norte)