Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Docente publica pesquisas em periódicos internacionais
conteúdo

Notícias

Docente publica pesquisas em periódicos internacionais

Inovação

As pesquisas trabalham temas envolvendo atividade antitumoral
última modificação: 03/12/2019 19h08

O professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) do campus de Limoeiro do Norte, Luiz Gonzaga do Nascimento Neto, teve dois artigos aceitos em periódicos internacionais, com conceito Qualis A da Capes. As pesquisas trabalham temas envolvendo atividade antitumoral.

O primeiro artigo está publicado on-line na revista Inorganic Chemistry Frontiers, da Sociedade Real de Química – Reino Unido, que tem fator de impacto 5,9. A pesquisa será capa da revista, edição de janeiro de 2020. Para consultar o artigo, clique aqui.

O artigo é fruto de uma parceria com pesquisadores de outras instituições: Universidade Federal do Ceará (UFC), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade de São Paulo (USP).

O estudo é sobre a caracterização química de um metalocomposto, com efeitos antibacteriano e antitumoral. A pesquisa comprovou que o composto é eficaz no combate de células de câncer de próstata, sem causar efeitos tóxicos nas células saudáveis, e contra bactérias de tuberculose resistentes à antibiótico.

A segunda pesquisa está publicada on-line na revista Current Drug Targets, com fator de impacto 2,6. Confira aqui. O professor atuou como orientador, e trata de uma revisão sistemática sobre os mecanismos moleculares envolvidos na atividade antitumoral de lectinas de organismos marinhos.