Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Audiência pública valida novos cursos para Limoeiro
conteúdo

Notícias

Audiência pública valida novos cursos para Limoeiro

Mais oportunidades

Até 2018, serão ofertados quatro novos cursos - três técnicos e um superior
última modificação: 18/10/2016 15h21
Diogenilson Aquino Mesa diretora da audiência pública conduz apresentação e validação de novos cursos para campus de Limoeiro

Mesa diretora da audiência pública conduz apresentação e validação de novos cursos para campus de Limoeiro

Em audiência pública realizada ontem (segunda-feira – 17/10), o campus de Limoeiro do Norte do IFCE apresentou e validou mais quatro cursos a serem ofertados pela instituição. São eles: curso superior licenciatura em Música e os cursos técnicos em Eletrotécnica, Agropecuária e Treinamento e Instrução de Cães-guia.

O pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva, parabenizou a iniciativa do campus em buscar se adequar à legislação vigente, com a oferta da segunda licenciatura e de cursos na modalidade integrada, aproveitando a estrutura dos cursos existentes. Atualmente, a unidade oferta 11 cursos (5 técnicos e 6 superiores), além de três especializações e um mestrado. A expectativa é de que os novos cursos sejam implantados até 2018.

O processo de escolha dos cursos considera informações levantadas sobre características, demandas e potencialidades regionais do Vale do Jaguaribe, verificando os eixos e cursos já existentes no campus e nas instituições do seu entorno. Por meio da audiência pública, a comunidade conhece e valida os novos cursos, apontando as qualificações que mais se adequam às necessidades da região.

Novos cursos
Os cursos técnicos em Agropecuária e Eletrotécnica serão ofertados na modalidade integrada, ou seja, o público serão os estudantes que acabaram de concluir o Ensino Fundamental, que irão cursar Ensino Médio e Ensino Técnico no próprio campus. “A oferta de cursos integrados representa uma melhora na formação de jovens da região”, avalia o diretor-geral do campus, professor José Façanha Gadelha.

O curso técnico em Treinamento e Instrução de Cães-guia, por exemplo, será o único a ser ofertado no Ceará e pioneiro no Nordeste. A ação visa a formar treinadores e adestradores, de modo a aumentar a oferta de cães-guia para cegos, em respeito à lei 11.126, de 2005, que garante ao portador de deficiência visual ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

Já o curso superior licenciatura em Música atende aos anseios da sociedade, uma vez que será o terceiro ofertado no Ceará e o primeiro na região do Jaguaribe. “É um grande prêmio aqui para a região. Nós temos uma tradição musical, passada de geração para geração, mas de modo autodidata. Agora a gente vai ter a oportunidade de ter professores formados aqui, com teoria”, avaliou o músico Ricardo Hélio.

Por: Diogenilson Aquino - Limoeiro do Norte