Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Projeto de Juazeiro é finalista da Febrace

Projeto de Juazeiro é finalista da Febrace

Equipamento integrado de baixo custo verifica a qualidade da água
última modificação: 13/02/2020 11h17
Foto: Maria Dias
  • Foto: Maria Dias"> Estudantes finalistas na Febrace.jpg

Os estudantes do campus de Juazeiro, Sarah Monique, Davi Alves e Breno Silva são finalistas da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o projeto “Turbidímetro e Condutivímetro integrados de baixo custo”. A mostra acontece de 17 a 19 de março, em São Paulo.

O equipamento desenvolvido verifica a qualidade da água com base em dois parâmetros: turbidez e condutividade. Davi explica que a turbidez mede a transparência a partir da quantidade de partículas dissolvidas nesse líquido, a condutividade representa a facilidade ou a dificuldade da passagem de eletricidade pela água. “Construímos um aparelho de baixo custo, preservando a precisão do mesmo e que avalia esses dois parâmetros”, destaca Breno.

Os produtos existentes no mercado custam em média R$ 3 mil e verificam esses parâmetros de forma separada: um equipamento verifica apenas condutividade e outro, turbidez. Os estudantes conseguiram um equipamento integrado que custa apenas R$ 300. De acordo com Sarah, a redução do custo foi possível com a escolha de materiais mais simples na fabricação. O projeto é orientado pelos professores Rodrigo Lemos e Flávio César.

Todos os estudantes e professores que participam da Febrace recebem, ao final do evento, um certificado de participação, medalhas e troféus para os melhores finalistas de cada categoria. Os estudantes também podem receber equipamentos (computadores, aparelhos de dvd, scanner, câmeras fotográficas, palm tops, calculadoras), certificados de diversas organizações em várias áreas científicas e algumas empresas e demais prêmios concedidos com apoio dos parceiros do evento. A premiação da Febrace concede ainda o credenciamento para participação como finalista em outras feiras.

Além disso, páginas contendo os perfis dos projetos finalistas da Febrace (vídeo, identificação dos autores e orientadores, resumo do projeto, pôster digital) serão disponibilizados para votação no início de março em http://febrace.org.br/virtual/. Os quatro perfis mais votados até às 17h00 do dia 19/03 serão os projetos ganhadores do Prêmio Votação Popular.