Notícias
Pesquisadora norte-americana fala sobre os caminhos da pesquisa em Juazeiro
A professora da Universidade de Berkeley (EUA), Candace Slater, conduziu ontem (27) no auditório do IFCE, a roda de conversa intitulada "Os caminhos da pesquisa em Juazeiro do Norte". Ela falou sobre as suas pesquisas, contando como chegou à cidade nos anos 70 para estudar os cordéis, e as perguntas suscitadas na primeira visita a trouxeram novamente (em 1981) interessada nas histórias que as pessoas contam sobre o Padre Cícero.
Durante o evento, estudantes e docentes do campus fizeram perguntas sobre essas histórias e a respeito do perfil das romarias que foi se delineando ao longo desse tempo. “As romarias são muito mais variadas, o público é muito heterogêneo, as histórias são diferentes, se conta menos daquelas histórias tradicionais e mais sobre as próprias experiências, porque as pessoas estão mais distantes da época em que o Padre Cícero viveu", explicou.
Ela destacou que é importante perceber as mudanças que vão surgindo ao longo do tempo, e o foco das pesquisas depende muito das escolhas do pesquisador e das próprias transformações sociais e culturais. Candace foi uma das conferencistas do Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, realizado de 20 a 24 de março pela Universidade Regional do Cariri (Urca)