Notícias
Pesquisa sobre compostagem ganha prêmio em evento científico
As estudantes do campus de Juazeiro do IFCE, Monique Albuquerque e Beatriz Almeida, do 7° semestre do curso de Engenharia Ambiental, conquistaram o 2° lugar na Semana de Iniciação Científica e Encontro de Extensão de uma faculdade particular da região do Cariri. Elas ganharam uma impressora como prêmio.
O projeto “Viabilidade de implantação de um sistema de compostagem em Juazeiro do Norte” se destacou no evento sobre “cidades inteligentes”. Monique explica que na compostagem os resíduos orgânicos, no caso, restos de alimentos produzidos nas casas e as podas galhos, folhas de árvores, junto com o esterco será transformado em adubo, a partir da decomposição desses materiais. A ideia do projeto é descartar os resíduos de forma correta e conseguir lucros para a cidade a partir desse descarte, já que segundo o IBGE "51% dos resíduos domiciliares são compostos por resíduos orgânicos".
Segundo Beatriz, os resultados mostraram a viabilidade de implantação desse sistema na cidade de Juazeiro, podendo ser utilizadas leiras (pilhas de materiais) no formato de trapézio ou pirâmide."A trapezoidal ocuparia uma área menor, de 6 hectares, o que seria melhor para o município, já que ele está crescendo muito". A outra possibilidade apontada pelas estudantes é a implantação do pátio de compostagem em um município com maior área disponível, assim, os dois municípios tratariam os resíduos e usufruiriam do adubo. O trabalho é orientado pela professora Joelma Oliveira.
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte