Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Pesquisa compara energia fotovoltaica em climas distintos
conteúdo

Notícias

Pesquisa compara energia fotovoltaica em climas distintos

CIÊNCIA

Professor e egresso publicaram em Revista Brasileira de Energia
última modificação: 02/05/2024 01h30

O professor do IFCE - campus Juazeiro, Alexandre Magno Ferreira Diniz, e o egresso do curso de Sistemas de Energia Renovável, Manoel Barbosa dos Santos Neto, tiveram o artigo científico “Estudo comparativo sobre o desempenho da microgeração fotovoltaica em localidades de climas distintos” publicado na Revista Brasileira de Energia.

A pesquisa comparou os índices de méritos de Sistemas Fotovoltaicos Distribuídos (SFD) instalados em duas instituições de ensino tecnológico situadas nas regiões Nordeste e Sul do Brasil: no IFCE – campus Juazeiro – e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Esses índices foram utilizados para comparar os sistemas quanto ao aproveitamento da energia.

A irradiação solar média mensal durante um ano de coleta foi comparada e a proximidade do IFCE com a linha do Equador resulta no maior número de horas de sol pleno em relação a UTFPR. Mesmo assim, os resultados dos índices de méritos demonstram que a produção de energia elétrica em ambos os sistemas pesquisados têm excelente desempenho, sendo uma fonte alternativa de energia viável para minimizar a pressão por demanda dos reservatórios das hidrelétricas.

De acordo com a conclusão da publicação “A curva da taxa de desempenho do SFD IFCE é quase linear e encontra-se na faixa de 70 a 80%. Para o SFD UTFPR essa mesma curva tem maior variação e encontra-se na faixa de 60 a 80%. Mesmo com a grande diferença climática entre as regiões, os resultados demonstraram que a geração de energia em ambos SFD tem excelentes desempenhos, sendo uma fonte alternativa de energia viável para minimizar a pressão pela geração nas hidrelétricas”.