Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Crianças visitam horta do campus Juazeiro
conteúdo

Notícias

Crianças visitam horta do campus Juazeiro

EXTENSÃO

O projeto busca formar cidadãos conscientes, engajados e reconectados com a natureza
última modificação: 02/10/2023 09h42
Foto: Divulgação

O projeto de extensão “Quintais agroecológicos”, recebeu alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da EEIEF Sinobilina Peixoto, da cidade do Crato, no dia 27. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de aprender a combater a mosca negra com produtos naturais, conhecer ervas condimentares e medicinais, plantas frutíferas e hortaliças, além de reconhecer a importância do manejo responsável. Ao final, receberam um potinho com uma semente de girassol.

O projeto realizado com estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, sob a coordenação do professor Hugo Hermógenes e da professora Girlaine Souza (voluntária), tem como objetivo trazer crianças do Ensino Fundamental I e II para a Horta do IFCE -campus Juazeiro do Norte para vivenciar o manejo e o cultivo de hortaliças, frutíferas, ervas condimentares.

O professor Hugo explica que durante a visita os alunos obtêm conhecimentos sobre a utilização de mezinhas tradicionais, princípios agroecológicos, baseados na sistematização e consolidação dos saberes e conhecimentos populares e científicos, para o manejo ecologicamente responsável dos recursos naturais, a sociodiversidade, o resgate dos princípios naturais de cultivo e o redirecionamento da agricultura convencional, sem o uso de insumos químicos. “A ideia que é que possam multiplicar a prática nas suas escolas, nos quintais das suas comunidades e desta forma, contribuir com a formação de cidadãos conscientes, engajados e reconectados com a Natureza”, destaca.