Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Campus de Juazeiro promove "Dia Z de combate ao Aedes"
conteúdo

Notícias

Campus de Juazeiro promove "Dia Z de combate ao Aedes"

Palestras destacaram a prevenção de doenças e o combate ao mosquito
última modificação: 18/03/2016 13h01
Sheyla Graziela Palestrante fala sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti

Palestrante fala sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti

O IFCE, campus de Juazeiro do Norte, promoveu nessa terça-feira(15) o "Dia Z de combate ao Aedes aegypti". A programação, organizada pelos setores de Saúde e de Assistência Estudantil, em parceria com o Time Enactus, contou com palestras, panfletagem nas ruas da cidade e vistoria no campus. O evento faz parte da mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, proposta pelo Ministério da Educação.

Para iniciar o "Dia Z", a técnica em vigilância em saúde, da Secretaria de Saúde do município, Anaile Montezuma, proferiu uma palestra sobre o Aedes aegypti, destacando as doenças causadas pelo mosquito (dengue, zica,chinkungunya), seus sintomas e prevenção. "Reserve 10 minutos da sua semana para procurar os locais onde esse mosquito pode se esconder dentro da sua casa", disse.

Anaile fez a distinção entre os sintomas das doenças, ressaltando que em nenhuma delas a pessoa deve se automedicar. Ela recomendou às gestantes o uso de roupas claras, aplicação de repelente prescrito pelo médico, e acompanhanhamento pré-natal regular, em virtude da relação entre o vírus zica e a microcefalia, apontada pelos estudos mais recentes.

A profissional explicou a importância de não deixar água parada."1 fêmea gera 50 ovos, produzindo 50 larvas, que originam 50 pupas, que geram 50 mosquitos.Desses, em média 25 serão fêmeas que irão gerar 1250 ovos", explicou. No turno da tarde a palestra foi com o médico infectologista, Pablo Pitta, que destacou o combate ao Aedes aegypti e prevenção da dengue,zica e chikungunya.