Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Juazeiro amplia transparência na aplicação de recursos
conteúdo

Notícias

Juazeiro amplia transparência na aplicação de recursos

RELATÓRIOS MENSAIS

Os dados para alimentar esses relatórios são extraídos do Sistema Tesouro Gerencial
publicado: 28/03/2018 11h19, última modificação: 04/04/2018 08h22
Foto: Sheyla Graziela

A Diretoria de Administração e Planejamento agora disponibiliza no site do campus de Juazeiro do Norte relatórios mensais sobre a execução orçamentária. No menu “Administração e Planejamento” será possível consultar uma tabela simplificada que mostra os gastos com diárias, serviços terceirizados, assistência estudantil e capacitação de servidores.

De acordo com o diretor de Administração e Planejamento, Kleber Grangeiro, o objetivo dessa ação é dar transparência sobre a aplicação dos recursos destinados ao campus de Juazeiro de uma forma simplificada e direcionada para a comunidade acadêmica, pois embora todos esses dados estejam disponíveis no portal da transparência alguns usuários têm dificuldade na localização. “Estamos disponíveis para esclarecimentos de dúvidas sobre a aplicação dos recursos”, salienta.

A coordenadora de Orçamento e Finanças, Alcivânia Campos, explica que os dados para alimentar esses relatórios são extraídos do Sistema Tesouro Gerencial, vinculado ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Ela lembra que o orçamento para determinado exercício é recebido de forma contingenciada e vai sendo executado mediante todo um processo, que envolve o empenho, a liquidação e o pagamento.

O empenho é a autorização da despesa; a liquidação ocorre quando é efetuada a despesa e o pagamento acontece somente após a solicitação do recurso financeiro à reitoria da instituição, que consolida os pedidos de todos os campi e encaminha para o MEC.

Acompanhe os relatórios