Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > Ex-aluno é finalista de Programa de Jovens Embaixadores
conteúdo

Notícias

Ex-aluno é finalista de Programa de Jovens Embaixadores

Evento, que ocorrerá nos EUA, busca fortalecer o protagonismo juvenil
publicado: 08/11/2018 10h18, última modificação: 08/11/2018 12h10

Francisco Cavalcante de Souza

Francisco Cavalcante de Sousa, ex-aluno do curso técnico em Eletromecânica do campus de Jaguaribe, é finalista da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil.

Francisco explicou que se deparou com o anúncio das inscrições para seleção de embaixadores do evento na internet e decidiu averiguar o que se tratava. “Foi aí que comecei a estudar o edital do Programa de Embaixadores e ver qual perfil de jovens eles queriam para representar sua região. Comecei a pesquisar sobre os jovens embaixadores das edições passadas e vi que, assim como eles, eu tenho uma mensagem para transmitir ao mundo”, explicou.

O ex-aluno conta que sua trajetória no IFCE contribuiu de forma significativa para estar entre os finalistas. Segundo ele, a seleção inclui três fases: uma delas é sobre a trajetória acadêmica. “E o IFCE foi, sem dúvidas, um espaço onde pude desenvolver a pesquisa, o ensino e a extensão. Nessa primeira etapa, falei dos desafios que enfrentei ao mudar de cidade para fazer o curso técnico em Eletromecânica e enfatizei a importância que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior teve na minha vida, pois foi nessa política institucional do IFCE que descobri que minha vocação é a pesquisa, esta que, principalmente, promove a ciência como elemento de relevância social”, comentou.

Francisco Cavalcante detalhou, ainda, que o programa busca encontrar lideranças juvenis preocupadas em discutir o presente e o futuro do país. Outro fator que, na sua visão, impulsionou a vaga na final foram os projetos sociais que desenvolveu durante sua vida escolar e acadêmica, principalmente o projeto que tratava sobre o programa Bolsa Família enquanto política educacional, dando um novo olhar à questão política, educacional e social a esse programa que já fui beneficiário. “No IFCE, eu tive o apoio da professora Rita Carolina Gondim da Fonseca, onde juntos com os professores Edson Moura (Escola Raul Barbosa) e Gildete Granja (Liceu José Furtado de Macedo), desenvolvemos esse trabalho e conquistamos o primeiro lugar no maior evento científico do Ceará e o 4° lugar no Programa Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados”, contou.

O ex-aluno do IFCE disse que suas expectativas sobre o evento são as melhores possíveis e que o fato de estar na final desse programa de abrangência internacional já evidencia que sua trajetória de vida pode incentivar outros jovens a buscarem seus sonhos. “Com dedicação e muita força nós podemos conquistar o queremos. E eu quero ser um símbolo de que o protagonismo juvenil pode transgredir fronteiras e transformar o ambiente onde vivemos, mesmo morando no interior nordestino, onde a aplicação de políticas públicas muitas vezes são secundárias”, finalizou.

Francisco Cavalcante de Sousa atualmente cursa Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e espera ser um dos escolhidos para representar a região Nordeste, que terá duas vagas no evento. Os jovens escolhidos para participar da Brazil Conference at Harvard & MIT se tornam multiplicadores, em suas regiões, do conteúdo discutido durante o evento, além de também serem reconhecidos pelo papel de protagonismo que têm em suas cidades. Dentro do programa, 10 jovens serão escolhidos como embaixadores e participarão, de maneira totalmente gratuita do evento, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril de 2019, em Boston (EUA).

 Texto: Rebeca Casemiro