conteúdo

Notícias

última modificação 16/04/2020 01h08

Laboratórios do IFCE em parceria com a prefeitura produz álcool 70%, sabão e detergente para comunidades de Jaguaribe

 (31 de Março)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Jaguaribe, em parceria com a prefeitura municipal de Jaguaribe está contribuindo com o controle da pandemia de coronavírus no município. Devido à crescente demanda com a consequente escassez de álcool em gel, o Laboratório de química do IFCE está produzindo álcool 70% na forma líquida sob a supervisão da prof. Luana Lima. A ideia é contribuir prioritariamente com os postos de saúde.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof João Garcia, será possível produzir 50 litros de álcool 70%. A ideia inicial era produzir álcool em gel mas faltava carbopol. No entanto, vale ressaltar que a eficácia contra o coronavírus depende do contato do álcool com a camada externa do vírus que é formada por lipídeos que ao entrar em contato com o etanol expõe o material genético e se degrada com mais facilidade, afirma o professor.

Além do etanol, a prof. Luana Lima produziu 20 litros de desinfetante e 20 litros de sabão líquido partindo de recursos próprios no Laboratório de Química do IFCE. A meta é contribuir com as comunidades mais carentes do município.