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Iniciação à Docência

última modificação 04/05/2020 01h10

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP

 

O PROGRAMA

“O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.”

 

PRP BIOLOGIA IFCE/CAMPUS JAGUARIBE

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Jaguaribe foi contemplado com o Programa de Residência Pedagógica, edital CAPES 06/2018, iniciando suas atividades em agosto de 2018 e encerrando-as em janeiro de 2020, totalizando 18 meses de atuação. Durante este período, fizeram parte do PRP 26 licenciandos (24 bolsistas e 2 voluntários), alunos em formação a partir do 4° semestre do curso. Contamos ainda com a parceria de três escolas públicas de Jaguaribe (EEM Raul Barbosa, EEF Alice Diógenes Pinheiro e EEF Dr. Paulo Vagner Teixeira Guedes) e de seus professores de Ciências/Biologia (Vinícius Facundo Xavier, Francisca Vanda Peixoto Muniz e Francisca Cirlene Medeiros), preceptores do Programa assistidos com bolsa CAPES de formação e incentivo. A gestão local do PRP Biologia/Jaguaribe ficou a cargo das docentes Rita Carolina Gondim (Pedagoga) e Luciana Patriota (Bióloga), sob a coordenação institucional da prof. Lourdes Neta (Pedagoga - IFCE/Campus Maranguape).

O PRP, com um total de 440 horas, foi dividido em 5 etapas: I) Formação dos preceptores e preparação dos residentes; II) Ambientação dos residentes nas escolas campo (60 horas); III) Imersão nas escolas: regência e projetos (320 horas); IV) Relatório final (20 horas); V) Avaliação e socialização (40 horas).

Destacamos a 3a etapa do Programa como sendo a mais representativa, contemplando atividades de regência e projetos nas escolas campo, atentando-se às problemáticas e necessidades locais:

  • PRP em ação: oficinas e palestras com foco na “Valorização da vida e auto-estima dos estudantes do ensino fundamental II”;

  • FDS ENEM: aulão de Ecologia e exposição em salas temáticas (Genética e Fisiologia Humana; Zoologia e Parasitologia; Citologia e Bioquímica; Botânica) para estudantes do 3° ano do ensino médio;

  • Produção de banco de questões de Biologia;

  • Olimpíada interna de Biologia;

  • Revitalização do laboratório de Ciências/Biologia;

  • Aulas de recuperação paralela de Ciências;

  • Visitas técnicas ao IFCE;

  • Aulas práticas em laboratórios de Microscopia, Biologia e Química do IFCE;

  • Formação em Astronomia com foco em jogos didáticos;

  • Produção de portfólios para registros das ações.

 

Durante a regência, os residentes licenciandos eram estimulados a experimentar práticas diferenciadas, a aplicar métodos de ensino mais participativo, em que o aluno protagonizava o seu processo de aprendizagem.

A última etapa do PRP, avaliação e socialização, ocorreu no IFCE/Campus Limoeiro do Norte durante o Evento Regional, junto aos núcleos de Limoeiro (licenciatura em Educação Física) e Quixadá (licenciatura em Química). Na oportunidade, a programação contou com palestras, grupos de discussões (GDs), apresentação de trabalhos na forma de banners e relatos de experiência na forma de apresentação oral.

Diante do caráter do Programa e da sua carga horária, ele equipara-se institucionalmente às disciplinas de estágios curriculares das licenciaturas , conforme NOTA TÉCNICA Nº1/2018/CIPRP/ PROEN/ REITORIA.

Destacamos a importância do PRP para o IFCE/Campus Jaguaribe, tanto no processo de permanência e êxito dos nossos estudantes, quanto na formação inicial desses licenciandos, imersos na realidade das escolas públicas, e na formação continuada dos docentes das escolas de ensino básico e de ensino superior.

 

Equipe PRP: Acima da esquerda para a direita (Djavan, Eduardo, Elialdo, John, Átila, Prof Vinícius, Bonfim, Paulo). Centro (Jessica, Isla, Anne, Sofphia, Luana, Sabrina, Arislane, Cicera, Thais, Brena, Milena, Nayane). Frente (Prof. Luciana, Gessica, Rosali, Ana, Maria, Prof Carol).

 

Anexos:

Apresentação PRP:

 

Fotos PRP:

 

Versos Djavan:

 

Para mais informações:

NOTA TÉCNICA Nº1/2018/CIPRP/ PROEN/ REITORIA

Edital Capes PRP

https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

https://ifce.edu.br/noticias/ifce-realiza-encontros-da-residencia-pedagogica

https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/programa-residencia-pedagogica/campus-jaguaribe





PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

 

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APRESENTAÇÃO

“O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola (supervisor) e por um docente de uma das instituições de educação superior (coordenador) participantes do programa.”

 

PIBID BIOLOGIA - IFCE CAMPUS JAGUARIBE

 

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Jaguaribe foi contemplado com o PIBID durante quatro anos, 2014 a 2018, assistindo mais de 80 licenciandos do campus que desenvolveram projetos e ações em três escolas públicas de ensino básico do Estado: EEMTI Cornélio Diógenes, EEEP Poeta Sinó Pinheiro e EEM Raul Barbosa. Além de possibilitar a iniciação à docência dos licenciandos, o PIBID também promoveu a formação continuada dos docentes do ensino básico e da IES.

Atuaram como supervisores no PIBID Biologia/IFCE Campus Jaguaribe, os docentes das escolas campo: Prof. Cindimeire Lima Silva, Prof. Gilliani Noranha Nunes, Prof. Marcelo Roseno da Silva, Prof. Maria Nádia Negreiros Martins e Prof. Vinicius Facundo Xavier. Já na IES, o Programa foi coordenado por diferentes docentes do curso ao longo desses quatro anos: Prof. Cícero Antonio, Prof. Ileane Oliveira, Prof. Luana Maria, Prof. Maria Ozirene, Prof. Rita Carolina Gondim e Prof. Luciana Patriota. 

Durante a atuação do PIBID Biologia em Jaguaribe, diversos projetos foram desenvolvidos nas escolas, dentre eles, destacamos:

  1. Construção de horta escolar com foco na melhoria da alimentação e no reaproveitamento da água;

  2. Propostas de práticas laboratoriais com materiais de baixo custo;

  3. Produção de herbários didáticos;

  4. Produção de modelos didáticos para o ensino de Biologia;

  5. Trilha ecológica como proposta de aula de campo para o ensino da biodiversidade local.

Em 2019, após o encerramento do PIBID no campus Jaguaribe, fomos agraciados com a publicação de um artigo na Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, uma breve representação de tantos anos de dedicação dos nossos alunos e docentes Pibidianos.

(Link do artigo: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1488>

Para ver este e outros artigos publicados por nossos alunos veja nossa aba Publicações.

 

Equipe PIBID: Da esquerda para a direita (Cícera, Elialdo, Rafael, Lorena, Natiele, Áquila, Prof. Carol, Nayane, Leonardo, Jaiane, Eduardo, Arislane  e Joedson)

Anexos:

Fotos PIBID:  

Para mais informações:

<https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>

<https://ifce.edu.br/proen/institucional/programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia>

<https://semanabio.wixsite.com/ifcejaguaribe/pibid>





https://ifce.edu.br/jaguaribe/menu/cursos/superiores/licenciatura/biologia/artigos