conteúdo

Eventos

última modificação 23/06/2020 19h20

Próximos eventos:

 

Debate: Os desafios do licenciamento ambiental no Ceará

Carlos Alberto é graduado em Saneamento Ambiental e tem especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Recursos Hídricos. Servidor concursado da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), desde 2010, integrou a equipe técnica de Gerência e Controle Ambiental, onde chegou a gerente em 2015. É o primeiro servidor de carreira da Semace a assumir o cargo de superintendente, em 30 anos de autarquia. O debate será mediado pelo professor Marcos Vieira do IFCE Campus Jaguaribe.

Data: 23/06/2020 (terça-feira)

Horário: 19:00 às 21:00h

Link de acesso: https://meet.google.com/tjr-rtdx-gwi

 

Palestra: Educação nas relações étnico-raciais

A palestra discutirá sobre a educação escolar nas relações étnico-raciais no momento atual, enfatizando os avanços e recuos nos processos sociais e políticos que vivenciamos no contexto da pandemia.

Data: 24/06/2020 (Quarta-feira)

Horário: 19h às 21h

Link de acesso: meet.google.com/aqu-tcvv-jji

 

Debate: Desafios para a gestão de resíduos sólidos pós-pandemia

Prof. Albert Gradvohl possui larga experiência no campo da gestão de resíduos sólidos, participou do desenvolvimento de importantes projetos no âmbito nacional e internacional. Sua atuação técnica, vai desde assessoria socio ambiental, assim como P&D. Economista, MS. em administração de empresas com área de concentração em Gestão de Marketing Ambiental, Especialista em métodos Quantitativos de Planejamento. É professor de Gestão Econômica  Ambiental e Sustentabilidade da Universidade de Fortaleza. Prof. Felipe Rocha é biólogo, PhD. Foi consultor Ambiental por 10 anos atuando em estudos ambientais e PGRS’s. Atualmente é pesquisador do Projeto Tilápia para uso em medicina regenerativa. É professor do IFCE Campus Jaguaribe. O debate será mediado pelo professor Marcos Vieira do IFCE Campus Jaguaribe.

Data: 25/06/2020 (quinta-feira)

Horário: 19:00 às 21:00h

Link de acesso: https://meet.google.com/qaw-icst-dkw

 

                                                                                

Live: Ecologia pós-pandemia: qual caminho seguir?

A professora Raquel Cordeiro, do curso de Ciências Biológicas do IFCE-campus Jaguaribe e coordenadora do Grupo de Estudos Ecológicos (GEE), foi convidada pela professora @nadya.gurgel, IFCE- campus Itapipoca, para conversar sobre Ecologia pós-pandemia, venha participar dessa discussão para saber o que devemos fazer para contribuir para um meio ambiente mais sustentável.

Data: 26/06/2020 (sexta-feira)
Horário: 20:00h
Acesso: Instagram @nadya.gurgel

 

arte-hilton-palestra.jpeg

 Palestra: Rumo ao país das maravilhas? rotas de evolução e adaptações dos crustáceos aos ambientes terrestres e aquáticos continentais.

Segunda que vem, 29/06, às 15h, o Prof. Dr. Felipe Ribeiro, UFRGS, vai apresentar a palestra "Rumo ao país das maravilhas? Rotas de evolução e adaptações dos crustáceos aos ambientes terrestres e aquáticos continentais".

Data: 29/06/2020 (segunda-feira)

Horário: 15:00h

Link de acesso: https://youtu.be/X8J6jpQMOX4

 

arte-joao-debate.jpg

Debate: Desafios da Pandemia e o Retorno às aulas

Quais lições aprendemos com a Covid-19? Como enfrentar os desafios da educação agora e quando retornarmos?
Inicialmente programado para ser uma reunião geral sobre o retorno às aulas, o Debate terá um formato mais aberto e participativo e será protagonizado pelos professores e estudantes do curso sob a moderação do coordenador do curso, prof João Garcia.


Data: 29/06/2020 (segunda-feira)
Horário: 19:00 às 21:00h
Link de acesso: https://meet.google.com/iwt-vpgu-mhq

 

                                                                                         

Palestra: O desafio das ciências humanas na pandemia: uma cruel pedagogia em tempos de repressão

Ao longo do tempo, as ciências humanas têm sido renegadas. Mais recentemente, o lugar dessas ciências tem sido questionado pelos sistemas políticos e pelos modelos de sociedade que se configuram. Em tempos de pandemia, quando todos aterrorizadamente buscam com urgência a solução do mal, as ciências humanas têm sido reprimidas pela eminente utilidade das ciências naturais, por exemplo. Nesse contexto, diversos desafios se colocam para os pesquisadores na área de humanas assegurarem um lugar na ciência, os quais serão abordados nesta palestra.

Data: 30/06/2020 (Terça-feira)

Horário: 17h às 19h

Link de acesso: meet.google.com/isn-jmkr-dmv

 

                                                   

 

Debate: Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável - o papel da juventude

Prof. Wally Menezes tem licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em física pela UFC. É professor do departamento de telemática e do programa de Pós-graduação em engenharia de telecomunicações do IFCE e pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFCE. É bolsista de produtividade do CNPq. O prof Joel Rodrigues é colaborador do PPGETI (UFC), membro titular da academia cearense de matemática, editor chefe do International Journal on E-health and Medical Communications, Steering Commitee Chair da IEE Healthcom e Fellow do IEE. Prof Mauro Oliveira é professor do IFCE desde 1974, possui graduação em engenharia elétrica (UFC), mestrado em sistemas de computação (PUC - Rio), doutorado em informática (Paris), pós-doutorados em telecomunicações: King’s College of London e University of Ottawa. O debate será mediado pelo professor Marcos Vieira do IFCE Campus Jaguaribe.

Data: 30/06/2020 (terça-feira)

Horário: 19:00 às 21:00h

Link de acesso: https://meet.google.com/cei-xqec-wfk

 

 

 arte-virginia-adelia.jpeg

 

Debate: Transcendência e sustentabilidade

Virgínia Adélia é graduada em Ciências Econômicas e Psicologia. Tem mestrado em planejamento e políticas públicas, além de algumas especializações na área de gestão pública. Servidora do estado do Ceará desde o ano de 1986. Já exerceu várias funções públicas. Foi presidente do Conselho de Gestão e Política do Meio Ambiente no período de junho a dezembro de 2014. Também assumiu a cadeira na Assembléia  legislativa do Estado do Ceará no ano de 2008. O debate será mediado pelo professor Marcos Vieira do IFCE Campus Jaguaribe.

Data: 30/06/2020 (terça-feira)

Horário: 19:00 às 21:00h

Link de acessohttps://meet.google.com/uau-owtb-xcj

 

 

 

 

Debate: Economia criativa e os desafios da sustentabilidade

Cláudia Leitão é graduada em direito pela UFC e em educação artística pela UECE, é mestra em sociologia jurídica pela USP e doutora em sociologia pela Sorbonne, Paris. Secretária de cultura do estado do Ceará (2003-2006). É sócia do Centro Internacional Celso Furtado e dirige o Observatório de Fortaleza do Instituto de planejamento de Fortaleza. O debate será mediado pelo professor Marcos Vieira do IFCE Campus Jaguaribe.

Data: 07/07/2020 (terça-feira)

Horário: 19:00 às 21:00h

Link de acesso: https://meet.google.com/vtd-qfqr-faz

 

 

 

                                                                  

 

Debate: Governança e Sustentabilidade

Élcio Batista é cientista social por formação, tem larga experiência nos setores público e privado. Acumula conhecimentos de prática nas áreas de sociologia, antropologia, ciência política, comunicação e marketing político. Foi secretário chefe da casa civil do governo do Ceará e chefe do gabinete do governador Camilo Santana. O debate será mediado pelo professor Marcos Vieira do IFCE Campus Jaguaribe.

Data: 09/07/2020 (quinta-feira)

Horário: 19:00 às 21:00h

Link de acesso: https://meet.google.com/hrj-pynr-adf

 



Histórico de Eventos:

arte-marcos-junho2020.jpeg

arte-sena-junho2020.jpeg arte-raquel-junho2020.jpeg
arte-debora.jpeg