conteúdo

Bio na Rua

última modificação 28/04/2020 01h20

 

O que é o Bio na Rua?

O projeto BIO NA RUA tem como objetivo compartilhar o saber científico através de intervenções nas escolas públicas do município de Jaguaribe, Ce e adjacências. As ações serão realizadas pelos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE – campus Jaguaribe. A proposta é expor uma metodologia interativa por meio de oficinas relacionadas às diversas áreas do estudo da Biologia. Com isso, há a expansão dos conhecimentos acadêmicos dos licenciandos da IES e possivelmente, significativos resultados no desempenho do alunado nas disciplinas curriculares de Ciências e Biologia. A partir da aproximação dos conhecimentos científicos para a realidade dos alunos, a troca de saberes torna-se mútua assumindo um caráter educativo. A metodologia consistirá na realização de reuniões semanais com a equipe para ocorrer o planejamento, seguida de intervenções com as oficinas nas escolas de ensino fundamental e médio. Serão utilizados os materiais dos laboratórios do campus: Biologia (animais preservados, modelos em taxidermia e exsicatas); Química (vidrarias e reagentes) e Microscopia (microscópios, lupas e lâminas). Ainda demais modelos de projetos implementados pela instituição, como o sistema hidropônico. Espera-se aliar positivamente o processo de ensino/aprendizagem de forma diferenciada em virtude do conhecimento científico com a Biologia.

Qual o propósito do projeto Bio na Rua?

A interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão assume um caráter educativo e formativo dos licenciandos, por vez que, a disseminação do conhecimento científico dinamiza a proposta pedagógica do currículo na formação e na produção técnica-científica. A iniciativa da IES em aproximar a comunidade externa da Ciência contemporânea com uma linguagem mais simples gera impactos na vida das pessoas ao propagar um campo vasto de imprescindível valor para a vivência. 

O desenvolvimento de ações pedagógicas se faz necessário, primordialmente na rede de ensino da Educação Básica, pois abordagens diferenciadas nas disciplinas de Ciências e Biologia destacam a potencialidade sóciocientífica dessas áreas. Assim, os projetos de intervenção fomentam iniciativas que prioriza uma metodologia diferenciada que facilite a aprendizagem dos alunos. 

Nesse viés, o projeto de intervenção nas escolas públicas do município de Jaguaribe - CE, o Bio na Rua, possibilita essa aproximação da IES com as escolas de Educação Básica da região. Constitui-se como uma alternativa à pedagogia conservadora, que permite ampliar os conhecimentos das áreas das Ciências Biológicas e, consequentemente, gera qualidade de vida para a população a partir do acesso à informação possibilitado pelo ‘Bio na Rua’. Com isso, o desempenho nas disciplinas curriculares, possivelmente, propiciarão significativos resultados nos índices educacionais e a potencialidade da educação desenvolvida no IFCE, campus Jaguaribe.

 

Quais os objetivos?

Divulgar conhecimento científico para comunidade não acadêmica;
Estreitar os laços entre a universidade e a comunidade;
Promover a educação ambiental para preservação do meio ambiente em seus diversos aspectos a partir de uma perspectiva de exercício da cidadania;
Cumprir a função de dar retorno à sociedade em retribuição ao investimento que ela aplica na universidade pública de qualidade.

Como funciona?

Alunos e servidores do campus levam oficinas de curta duração utilizando materiais do acervo didático do IFCE campus Jaguaribe. A partir de uma perspectiva informal, apresentamos à comunidade local o conhecimento técnico científico, divulgamos o papel de um biólogo na sociedade e praticamos a atividade docente com alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus IFCE capacitando-o como futuro professor.

 

Ações do Projeto Bio na Rua 2019

Escola Raul Barbosa (Jaguaribe-CE)

Escola Poeta Sinó Pinheiro (Jaguaribe-CE)

EEEP Professora Maria Célia Pinheiro Falcão (Pereiro-CE) 

Liceu (Jaguaribara-CE)

E.E.M. Cornélio Diógenes (Jaguaribe-CE)

E.E.F. Paulo Vagner (Jaguaribe-CE)