Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Trabalho de professor do IFCE-campus Iguatu é reconhecido em exposição de arte
conteúdo

Notícias

Trabalho de professor do IFCE-campus Iguatu é reconhecido em exposição de arte

Arte

Pela segunda vez o docente representa o município de Iguatu na mostra cearense
última modificação: 20/11/2020 18h56

Com caneta esferográfica, Cláudio Damasceno, professor de artes do IFCE-campus Iguatu retrata o isolamento social e a angústia em relação ao futuro, usando plático PVC como tela. Os desenhos representam reflexões sociais e políticas em um momento de perplexidade, claustro e incertezas relacionados à pandemia pela contaminação do Coronavírus em todo o mundo.
 “Que ser é esse que criou para si próprio a humanidade, que é uma valiosíssima preciosidade que gerou, mitos, ciências, artes e de repente se encontra fora desse projeto, na sarjeta da existência, sem esperanças, sem perspectivas? Esse é o ser que nós somos hoje. E essa imagem que eu tento representar nesses meus desenhos”, fala.

O trabalho artístico de Cláudio foi reconhecido pela exposição Norte Bienal, considerado o maior evento de artes visuais do interior do Ceará. Este ano, o tema da exposição é “Interior a dentro”, em que o professor apresentou dois desenhos, “Distopia 1” e “Distopia 2.” Eles refletem sobre as ideias de virtualidade, imagem, realidade e simulacro que são elementos do conceito de distopia, presentes nos debates sobre a atual condição humana.
Esta não é a primeira vez que Cláudio participa como único representante da cidade de Iguatu. Em 2019, o artista apresentou três gravuras da série Cordura, que é uma linhagem de desenhos em cores primárias, lisas e saturadas que celebra a atitude da cordialidade.


Sobre a Norte Bienal

A exposição “Interior a dentro” da IV Norte Bienal de Arte reúne 44 artistas de 40 municípios do interior do Ceará. Neste ano, em especial, a mostra será em uma versão virtual por conta das complicações da pandemia da covid-19. O público tem a oportunidade de conhecer um pouco da produção artística do interior do Estado por meio de obras produzidas em diversas categorias, como: fotografia, pintura, objeto, desenho, escultura, gravura, vídeo e arte digital.

A iniciativa é resultante de uma pesquisa de catalogação de artistas, iniciada em 2009, cuja ideia é mapear e colocar em evidência para o mundo a produção visual existente no interior do Ceará. Funcionando em sistema de rodízio, as quatro edições do projeto já apresentaram trabalhos de quase uma centena de  artistas visuais residentes no interior do Estado.

Mais informações: https://www.norteproducaocultural.com.br/

Confira os trabalhos de Claudio Damasceno abaixo:Arte Claudio.1Arte Claudio.2