Notícias
Aula Inaugural do Projeto Lidera Juventude é realizada nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 25 de agosto, às 14h, no Teatro Dr. Edson Luiz Cavalcante Gouveia, no Centro de Capacitação do IFCE- campus Iguatu acontecerá a aula inaugural do Projeto Lidera Juventudes - curso de formação de lideranças jovens. O Projeto irá formar 100 estudantes, contemplados com auxílio formação, visando estimular a organização e a participação juvenil em defesa dos direitos sociais e humanos em seus espaços e territórios de sociabilidade, contribuindo com o êxito, a permanência acadêmica e a transformação social.
A formação está estruturada por meio de uma disciplina extra-curricular de 80h e atividades de extensão através de planos de intervenção dos jovens estudantes para outros jovens da comunidade externa. Os conteúdos abordados envolvem: História das Lutas Juvenis, Participação e Movimento Estudantil. Análise da conjuntura brasileira para as juventudes. Educação popular, trabalho de base e estratégias de organização juvenil. Juventudes e temas transversais: relações ético-raciais; relações de gênero; diversidade humana e sexualidade; questão agrária e ambiental; cultura e mídias sociais; educação e reformas contemporâneas; gestão e sistemas de informação. Estudo sócio territorial e construção do Plano de Ação.
A aula inaugural intitulada Juventude e os desafios para a organização e liderança na conjuntura brasileira será proferida pelos jovens: Carolina Lacerda, vice-presidenta da União Nacional do Estudantes (UNE) e Messias Gomes, coordenador Pedagógico da Escola do Campo Paulo Freire.
Programação:
14h – 14h30 MESA DE ABERTURA:
Representante da Reitoria, Diretor Geral, Direção de Ensino, Direção de Assistência Estudantil
14h30 – 15h30 MESA REDONDA: Juventude e os desafios para a organização e liderança na conjuntura brasileira
Caroline Lacerda (Vice-presidente da UNE) e Messias Gomes (Coordenador Pedagógico da Escola do Campo Paulo Freire).
16h – 17h APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA: atividades, compromissos e tira dúvidas.
Profa. Cynthia Studart