Notícias
Projeto do IFCE apresenta olhar geográfico sobre o centro de Iguatu
EXTENSÃO
“Um sol para cada cabeça”, é o que se costuma dizer sobre Iguatu, cidade há 368 km da capital cearense. Para além do clima característico da região Centro-Sul, o município guarda em suas ruas e prédios a história que ajudou no desenvolvimento do Ceará. Através da análise da paisagem geográfica é possível entender melhor os processos de transformação histórica, econômica e cultural da cidade e seu contexto na atualidade. É justamente no intuito de disseminar o conhecimento geográfico e histórico que o curso de Licenciatura em Geografia do IFCE-campus Iguatu iniciou o projeto de extensão “Trilhas Geográficas”, cujo objetivo é apresentar aos estudantes de escolas públicas e particulares um olhar geográfico sobre a cidade.
Segundo os idealizadores, o projeto visa estimular a valorização do patrimônio natural e sociocultural de Iguatu através de passeios a pé por diversos pontos históricos, tais como: Praça da Matriz, Antiga Estação ferroviária, Zona Industrial, Margens do Jaguaribe, Mercado Público e Lagoa da Telha. Nesses lugares, busca-se trabalhar temas como: preservação do patrimônio material, formas e funções espaciais, processo de poluição das lagoas e do rio Jaguaribe, desmatamento, expansão da cidade, saneamento e drenagem bem como fluxos de compra, lazer no centro, por exemplo.
Para o coordenador do projeto, Cleiton Marinho, a iniciativa surgiu da necessidade de se discutir e difundir conhecimento sobre o patrimônio da nossa cidade e a importância da sua preservação. "Ao longo da caminhada no centro escolhemos alguns pontos de parada, onde são discutidas as transformações espaciais da cidade ao longo dos séculos, o contexto local, nacional e internacional em que essas transformações ocorreram e como a relação entre a sociedade de Iguatu e a sua natureza tem apresentado muitas contradições. Todo o percurso é orientado por um mapa e as reflexões são mediadas pelos professores e estudantes-estagiários do curso de licenciatura em Geografia. Nesse sentido, o projeto também articula ensino, pesquisa e extensão", diz.
Agendamentos
Para participar, as escolas podem agendar os percursos geográficos com bolsistas do projeto através do telefone (85) 981215052 . Inicialmente serão priorizadas as escolas localizadas na proximidade do Centro Histórico de Iguatu. Para as escolas de zonas mais afastadas, será solicitada a utilização do transporte da própria instituição para o deslocamento até a Lagoa da Telha, o ponto inicial do percurso. Em caso de indisponibilidade, será agendada previamente a utilização do transporte do próprio IFCE para a realização de deslocamentos curtos entre a escola e o ponto inicial da trilha. O agendamento de trilhas também poderá ser realizado por outras instituições de Ensino Superior da região, organização e instituições da sociedade civil, tais como Organizações Não-Governamentais (ONGs) e até mesmo grupos de moradores que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o lugar.