Notícias
Pesquisadoras do IFCE-campus Iguatu são contempladas em prêmio Anas - Mulher & Ciência
ÊXITO
Na última segunda-feira, 7 de agosto, uma servidora e uma estudante do campus Iguatu foram agraciadas com Honra ao Mérito do 1º Prêmio Anas- Mulher & Ciência. A iniciativa, que busca homenagear pesquisadoras da instituição que se destacam por sua produção científica, foi promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará no auditório do campus Fortaleza. Foram premiadas servidoras e alunas com pesquisas em três grandes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde, Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, e Humanidades.
“Vai ter travesti pesquisadora premiada, sim!”. Foi assim que Nicole Costa, estudante de Serviço Social comemorou sua premiação de honra ao mérito na área de Humanidades com seu trabalho sobre o envelhecimento das mulheres travestis. “Essa pesquisa eu iniciei ainda na disciplina de Envelhecimento e Serviço Social, com orientação da professora Elydiana. No meu TCC, eu levanto esse questionamento: ‘por que nós, mulheres travestis, não podemos envelhecer na sociedade?’, mesmo sabendo de todas as causas desse não envelhecimento. Pelas minhas pesquisas, esse é um tema novo dentro da pesquisa em Serviço Social, e acredito que tenho muito a contribuir para novas pesquisas e novas indagações sobre os nossos corpos travestis em sociedade”, afirma.
Já na área das Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, a mulher contemplada foi a professora Anny Kariny Feitosa, que destacou a significância da homenagem: "O prêmio Anas simboliza a valorização do nosso trabalho como mulheres, professoras, estudantes, filhas e mães. Por isso, eu gostaria de compartilhar essa premiação com as diversas pessoas que nos ajudam a crescer diariamente: sejam amigos, colegas, principalmente a família. Infelizmente, é sempre mais desafiador ser mulher e fazer pesquisa, porque para a mulher é mais difícil conciliar filhos, casa e metas profissionais. Dessa forma, prêmios como o Anas incentivam todas as mulheres a continuarem lutando por mais espaço e valorização”, finaliza.
SOBRE O PRÊMIO
Na ocasião da celebração dos 17 anos da Lei Maria da Penha, foi promovida a primeira edição do prêmio Anas - Mulher & Ciência. O título foi escolhido em memória de Ana Cristina da Silva Morais e Anna Erika Ferreira Lima Meireles, duas docentes e pesquisadoras do IFCE que deixaram um legado relevante em iniciativas científicas e sociais. O tributo tem como objetivo valorizar e promover visibilidade às mulheres no campo científico, incentivando servidoras e estudantes a se envolverem nas carreiras científicas.