Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Notícias > Instituto Federal de Iguatu oferta 165 vagas para cursos superiores no Sisu
conteúdo

Notícias

Instituto Federal de Iguatu oferta 165 vagas para cursos superiores no Sisu

As oportunidades são para Ciência da Computação, Serviço Social, Engenharia Agrícola, Química e Geografia.
última modificação: 13/02/2023 13h06

O campus Iguatu do Instituto Federal de Educação do Ceará vai ofertar 165  vagas para os cursos superiores pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) , cujo período de inscrição é de 16 a 24 de fevereiro As oportunidades são para os cursos de Bacharelado em Serviço Social (35 vagas - Noturno), Bacharelado em Engenharia Agrícola (35 vagas - Vespertino), Bacharelado em Ciência da Computação (35 vagas - Matutino),  Licenciatura em Química (30 vagas - Noturno) e Licenciatura em Geografia (35 vagas - Vespertino). Para participar, é preciso que o candidato tenha participado da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para se inscrever, o candidato deve acessar o SiSU no período indicado. Se não possuir o cadastro, o usuário deverá criar uma conta no sistema através do gov.br. Ao acessar o SiSu, aparecerá automaticamente a nota da última edição do Enem válida para o processo seletivo e, a partir daí, o solicitante poderá escolher até duas opções de curso durante todo o período de inscrição. Quem não for selecionado dentre as alternativas ainda poderá disputar uma das vagas por meio da lista de espera.

Todas essas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas no portal preparado pelo campus Iguatu através do link: ifce.edu.br/iguatu/enem

Sobre os cursos:

Bacharelado em Ciência da Computação
O bacharel em Ciência da Computação do IFCE estará apto para desenvolver e codificar programas, sistemas e aplicações, determinar a interface gráfica, implantar decisões tecnológicas e estruturar banco de dados. Tudo isso com uma formação com bases científicas, técnicas, éticas e humanistas, condizentes com as especificidades da área, dotada de competências capazes de propiciar desenvolvimento econômico e social da região.

Bacharelado em Engenharia Agrícola
O Curso Superior de bacharelado em Engenharia Agrícola, preocupa-se em habilitar um profissional liberal consciente, para atuar como autônomo, empresário, assalariado ou membro de equipe multidisciplinar, exercendo diversas atividades de como: Direção, supervisão e coordenação; Estudo, planejamento e projeto; Assistência, assessoria e consultoria; Execução de projeto e serviço técnico; Representação, desenvolvimento e venda de equipamentos; Vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer técnico; Desempenho de cargo e função técnica; e Ensino, pesquisa e extensão.

Bacharelado em Serviço Social
O profissional assistente social atua em instituições públicas e privadas, entidades e organizações sociais, na prestação de serviços socioassistenciais e na implementação de políticas setoriais em áreas como: educação, trabalho, saúde, previdência e assistência social, habitação, judiciário, entre outras; na administração de serviços sociais; na elaboração de projetos, diagnósticos e pesquisas na área de Serviço Social; planejamento social, orientações a indivíduos, grupos e famílias e trabalhos comunitários; assessoria e mobilização a organizações e movimentos sociais, na defesa e na ampliação do acesso aos direitos da população.

Licenciatura em Geografia
O curso de Licenciatura em Geografia objetiva formar profissionais críticos para a atuação na docência da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), além de possibilitar a continuidade dos estudos em programas de pós-graduação em Geografia e áreas afins, a partir de conhecimentos teóricos, técnicos e pedagógicos que torne o exercício da docência indissociado da pesquisa. O curso possibilitará a compreensão da organização do espaço, através da análise e interpretação dos elementos sociais e naturais do espaço geográfico em diferentes escalas de espaço e tempo, além de metodologias e práticas do ensino de Geografia.

Licenciatura em Química

O licenciado em Química trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua também em espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais; nas Instituições de Educação Profissional e Tecnológica; e em Instituições de Educação Superior, após formação em pós-graduação. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Sistema de bonificação 

O IFCE dispõe de um sistema de bonificação para candidatos de ampla concorrência no intuito de incentivar o desenvolvimento regional e a interiorização do Ensino. Dessa forma, candidatos que comprovem ter concluído o Ensino Médio no Ceará ganham 10% de bônus na nota do Enem e os candidatos que comprovem residir na macrorregião onde estão pleiteando a vaga têm 20% de bônus na nota, seguindo as especificações de cada curso constantes no Termo de Adesão do IFCE.