Notícias
Iguatu envia estudante para intercâmbio em Portugal
IFCE INTERNACIONAL
Conciliar os estudos com a experiência de viver em outro país já é uma realidade no Instituto Federal do Ceará. Em 2017, as bolsas do IFCE internacional contemplaram 14 estudantes do Ensino Superior de vários campi. Uma delas foi para aluna do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem do campus Iguatu, Euzimar Amorim.
“Eu tentei essa seleção porque é um sonho para qualquer aluno ir para a Europa e porque eu também quero enriquecer o meu currículo, porque eu não pretendo ficar só numa graduação. Eu quero ir para um mestrado, um futuro doutorado e essa é uma oportunidade única pros estudantes do IFCE”
Euzimar vai estudar por seis meses Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, cursando disciplinas do curso de Engenharia Agronômica. Lá ela vai ter a oportunidade também de participar de congressos internacionais na área de atuação. Em relação ao processo seletivo, a estudante incentiva outros alunos a participarem dos editais. “O IFCE está me apoiando em tudo, até nas partes burocráticas como o visto. Qualquer aluno pode participar, mas é preciso ter boas notas”, diz.
Além de Euzimar, o edital do IFCE Internacional selecionou mais 13 alunos de outros campi. Nesta edição, houve bolsas para Portugal, Canadá e Holanda.
IFCE INTERNACIONAL
As bolsas do IFCE Internacional podem ser disputadas por estudantes de níveis técnico e superior, desde que sejam maiores de 18 anos (idade no ato da inscrição), tenham coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e sejam proficientes no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora (um teste de proficiência será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal), entre outros critérios.
Lançado em 2013, o programa já publicou seis editais (com o de 2017) e enviou mais de 90 alunos do IFCE para estudar fora do Brasil. Desse total, a maioria é proveniente dos campi do interior.