Notícias
Iguatu debate processo de avaliação da aprendizagem em Encontro Pedagógico
Encontro Pedagógico 2022.2
O encontro foi marcado por palestras, experiências exitosas, reflexões e debates.
Dias 8 e 9 de agosto, o campus Iguatu realizou o Encontro Pedagógico do segundo semestre. O evento contou com apresentações culturais dos estudantes da Licenciatura em Geografia e do Curso Integrado em Agroindústria, vídeo e texto para reflexão.
O tema foi “Avaliação como caminho para a aprendizagem” e a docente aposentada do IFCE-campus Iguatu, Neidimar Lopes Matias, ministrou a palestra “Avaliação da aprendizagem ou avaliação para a aprendizagem? Uma reflexão importante”.
A pedagoga trouxe inquietações acerca de como a avaliação pode ser desenvolvida em sala de aula. Segundo ela, o objetivo não foi trazer receitas prontas, mas fomentar um debate que possibilite metodologias mais adequadas para a verificação da aprendizagem e o acompanhamento do processo de ensino. A ideia é que as limitações possam ser percebidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. “É pensar em uma forma de identificar as limitações que existem nos discentes ou no próprio docente, para avaliar sua teoria e prática, ter essa avaliação como processo”, diz.
Nesse contexto, além da palestra da servidora, foram apresentadas experiências exitosas dos docentes nos processos avaliativos. Também houve debates sobre a anualização dos cursos integrados e as cargas horárias, para atender ao Novo Ensino Médio e à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).