Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > IFCE lança Cartografia dos Neabis e Napnes - 2021
conteúdo

Notícias

IFCE lança Cartografia dos Neabis e Napnes - 2021

ACESSIBILIDADE

Atualmente, o instituto possui 27 Napnes e 27 Neabis em pleno funcionamento.
última modificação: 13/08/2021 15h09

Com debates e ações sobre acessibilidade praticados há mais de 15 anos, o IFCE acaba de lançar mais um instrumento que reforça o compromisso da instituição com essa pauta: a Cartografia dos Neabis e Napnes do IFCE - 2021. O documento, com gráficos, contatos, ilustrações, rico em informação, foi elaborado de forma democrática, com coordenação da Pró-reitoria de Extensão (Proext) e participação de servidores por meio de formulários, entre março e maio deste ano, apontando um diagnóstico atual desses núcleos.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) são grupos formados por servidores do IFCE dedicados a pensar e executar ações que promovam desde discussões a melhorias concretas em prol dessas pautas. Atualmente, o instituto possui 27 Napnes e 27 Neabis em pleno funcionamento, assegurando expressiva atenção às referidas questões.

A cartografia, em seu processo de elaboração, além de apresentar um histórico de evolução dessas pautas dentro do IFCE, buscou identificar a real e atual situação dos núcleos no que se refere ao funcionamento, perfil de seus gestores, infraestrutura. Também focou, com base nas respostas obtidas por meio dos formulários, em apontar melhores períodos, frequência, dias e turnos para realização de reuniões.

Nesse contexto, a cartografia apresenta resultados e encaminhamentos fundamentados na tabulação das respostas, necessários para o transcurso das ações da Proext, especificamente da Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade Étnico-Racial (CAD), junto aos núcleos. Dentre estas ações, constam reuniões ordinárias, reuniões técnicas, assessorias, eventos e diálogos sobre funcionamento, formações, projetos e atividades relacionadas às pautas, fundamentais para existência e resistência destes espaços.

Clique aqui e confira a Cartografia dos Neabis e Napnes do IFCE - 2021