Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Seja nosso aluno
conteúdo

Seja nosso aluno

última modificação 10/01/2020 19h24

Para ingressar em um dos cursos do IFCE, é preciso passar por processo de seleção. Conforme o nível do curso (técnico, tecnológico, superior ou pós-graduação), as portas de entrada nesta instituição pública e gratuita podem ser diferentes.

Conheça a página dos concursos e seleções

É importante lembrar que as informações, orientações e datas de cada processo seletivo são publicadas em um documento chamado edital. Os candidatos precisam ler o edital com atenção.

infográficos-cursos

Conheça as modalidades de cursos técnicos:

Técnicos integrados – permitem a formação de ensino médio e técnica profissional simultaneamente.
Técnicos subsequentes – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o ensino médio.

Conheça as modalidades de cursos de graduação:

Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
Bacharelados – cursos superiores que formam profissionais para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho.
Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de ensino fundamental e médio.

Conheça as modalidades de cursos de pós-graduação:

Especializações - para estudantes ou profissionais que já concluíram o ensino superior e que buscam atualização e capacitação. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Mestrados- para estudantes ou profissionais que já concluíram o ensino superior. São cursos que aprofundam o aprendizado da graduação e desenvolvem a pesquisa. 

infográficos-cotas

Processo seletivo para ingresso em cursos técnicos

Para estudar em um dos cursos técnicos ofertados pelo IFCE, é preciso ser aprovado em processo seletivo realizado em dois períodos do ano. Os editais são disponibilizados no site oficial, e o candidato deve fazer a inscrição eletrônica no período determinado. A seleção consta de provas de conhecimentos gerais (objetiva) e redação.
Os candidatos ao Técnico em Instrumento Musical têm ainda que passar pelo Teste de Aptidão Musical.

Processo seletivo para cursos de graduação (tecnológicos, bacharelados e licenciaturas)

Para estudar em um dos cursos superiores, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.  Após o período de ocupação de vagas de acordo com o resultado e normas do SISU, se ainda houver disponibilidade, o IFCE de Fortaleza convida os classificados a cursarem uma de suas graduações.

Processo seletivo para ingresso nos cursos de pós-graduação

Para estudar em um dos cursos de pós-graduação ofertados pelo IFCE Fortaleza, é preciso ser aprovado em processo seletivo que pode envolver provas, entrevistas, projeto de pesquisa, conforme previsto no edital específico da seleção.
Alguns programas de pós-graduação em rede, como o ProfEPT e o ProfNIT, adotam exames nacionais de acesso como critério de seleção.
Os editais são disponibilizados no site oficial, e o candidato deve fazer a inscrição eletrônica no período determinado.

Outras formas de ingresso em cursos técnicos ou de graduação

Transferência

As transferências interna ou externa são aceitas somente para cursos no mesmo nível e modalidade e mediante a existência de vagas. O estudante precisa consultar o edital divulgado no site do IFCE, fazer a inscrição e participar de seleção que ocorre duas vezes por ano.

Transferência interna
Para aluno regularmente matriculado no campus de Fortaleza e que pretende mudar para um dos cursos do IFCE Fortaleza.

Transferência externa
Para aluno regularmente matriculado em outra faculdade/universidade ou em outro campus do IFCE e que pretende ingressar em um dos cursos do IFCE Fortaleza.

Ingresso de diplomados

Quem tem diploma de curso superior ou de curso técnico de nível médio pode participar da seleção semestral para ingresso de diplomados.  Para os que possuem diploma de curso de graduação, é possível solicitar ingresso em um dos cursos superiores ou em um dos cursos técnicos subsequentes do IFCE Fortaleza. Quem tem diploma de curso técnico de nível médio pode solicitar ingresso em um dos cursos técnicos subsequentes do IFCE Fortaleza.

Mais informações no Regulamento de Organização Didática do IFCE ou pelo telefone (85) 3307.3665.