conteúdo

Curso

última modificação 09/08/2019 08h45

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA) do IFCE oferece formação em nível de mestrado acadêmico, com área de concentração em Gestão e Saneamento Ambiental. Com atividades no campus de Fortaleza (Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica), conta também com a estrutura e docentes de outros campi do IFCE. Forma profissionais para atuar, interdisciplinarmente, na solução de problemas e desafios da área ambiental. Abrange temas que vão desde a utilização dos recursos naturais, passando pelos processos produtivos, seus efluentes e resíduos, até o descarte pós-consumo de seus produtos. O público-alvo são os diplomados em cursos superiores de licenciatura plena, de bacharelado ou de tecnologia, atendendo a uma visão multidisciplinar de profissionais com formações diversas.

O curso de mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA) foi criado em 2007. O programa tinha, até 2013, três linhas de pesquisa, a saber: Instrumentos de Gestão Ambiental; Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental e Tratamento e Reúso de Efluentes e Resíduos. A partir da seleção de 2014, passou a oferecer mais uma linha de pesquisa: Hidrologia.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Gestão e Saneamento Ambiental

LINHAS DE PESQUISA:
1. Instrumentos de Gestão Ambiental - Desenvolver e utilizar instrumentos de gestão ambiental de maneira a subsidiar o planejamento e a gestão ambiental e sua inserção nas políticas públicas urbanas de desenvolvimento sustentável regional.
Representante: Prof. Adeildo Cabral da Silva - lattes
2. Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental - Caracterizar, quantificar, avaliar e remediar o efeito nocivo de substâncias poluentes e microrganismos sobre ecossistemas terrestres, aquáticos e atmosféricos. 
Representante: Profa. Adriana Guimarães Costa - lattes
3. Tratamento e Reúso de Efluentes e Resíduos - Estudar, desenvolver e avaliar novas tecnologias para tratamento de águas residuárias, efluentes líquidos ou gasosos industriais e resíduos sólidos, como também para o reaproveitamento destes materiais ou de algum de seus constituintes.
Representante: Prof. Hugo Leonardo de Brito Buarque - lattes
4. Hidrologia - Aplicar os fundamentos básicos da hidrologia para subsidiar a análise de dados, bem como prever eventos hidrológicos objetivando o melhor gerenciamento dos recursos hídricos.
Representante: Prof. Francisco Maurício de Sá Barreto - lattes

GRUPOS DE PESQUISA:
Ecologia e Conservação de Manguezais
Energia e Meio Ambiente
Áreas Protegidas
Processos Químicos e Ambientais
Saneamento Ambiental

HORÁRIOS: 8h às 12h e de 13h às 17h

COORDENADORIA
Coordenadora: Prof. Dra. Waleska Martins Eloi
E-mail: waleska@ifce.edu.br , pgtgaifce@gmail.com
Telefone: (85) 3307 4021

Vice-coordenador: Prof. Dr. Adeildo Cabral da Silva
E-mail: cabral@ifce.edu.br
Telefone: (85) 3307.3717