Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Painel do Conhecimento > Reportagens > Pesquisa > Laboratório dá suporte às políticas públicas para o turismo
conteúdo

Notícias

Laboratório dá suporte às políticas públicas para o turismo

Pesquisa

Realização de inventário e de cursos são serviços gratuitos prestados
publicado: 25/02/2019 10h04, última modificação: 25/02/2019 10h04
Exibir carrossel de imagens Pesquisador Solon apresenta inventário em reunião no município de Caucaia

Pesquisador Solon apresenta inventário em reunião no município de Caucaia

Pesquisas acadêmicas e avaliativas das políticas municipais, cursos de formação relacionados a essas políticas públicas, treinamentos em gestão básica e também estudos diagnósticos são os serviços oferecidos aos gestores, gratuitamente, pela equipe do Laboratório de Políticas Públicas do Turismo do campus de Fortaleza do IFCE.

Atualmente, o serviço mais requisitado pelo staff municipal ao LABPPTUR é o inventário da oferta turística ou estudo diagnóstico. Esse produto se caracteriza pela coleta de dados sobre os aspectos e estrutura turística para, a partir dele, formar as propostas de políticas públicas para a área.

De acordo com o coordenador do Laboratório, professor Tulius Falcão, esse é um estudo de fundamental importância solicitado pelo Ministério do Turismo aos municípios para que as cidades tenham acesso aos programas e projetos para a captação de recursos financeiros.

O inventário mais recente é o do Eusébio, com a execução dos formulários ocorrida de 23 a 26 de agosto e pesquisa de gabinete anterior. Esse trabalho foi realizado com o apoio de 30 alunos, sob a orientação do professor Falcão.

No LABPPTUR, antes do Eusébio, já foram realizados os inventários do litoral de Caucaia e de Sobral. Antes mesmo da criação do Laboratório, aconteceram os inventários de Crato, Porteiras, Nova Olinda, Santana do Cariri, Tauá, Meruoca, dentre outros.

O Laboratório

O coordenador lembra que o Laboratório surgiu “como fruto das considerações finais da minha tese de doutorado sobre avaliação das políticas públicas de Turismo do Ceará". Na investigação, continua ele, “era prevista a instalação de um observatório dessas políticas, mas, dentro da cultura organizacional, acabamos montando um laboratório”.

O LABPPTUR começou a ser implantado em setembro de 2014 e serve de espaço para os alunos do bacharelado de Turismo e de outros cursos da área desenvolverem pesquisas e projetos dentro da temática. Atualmente o equipamento é integrado pelos docentes Solon Sales, Amaury Gurgel, Débora Garcia, além do coordenador Tulius Falcão.

 

Mais informações:

LABPPTUR – (85) 33073672 e-mail: labpptur.fortaleza@ifce.edu.br

Prof. Tulius – (85) 999984529 e-mail: marcius@ifce.edu.br