Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Projetos de Fortaleza estão na final do Centelha
conteúdo

Notícias

Projetos de Fortaleza estão na final do Centelha

Plataformas, aplicativos e sistemas de hardware e de software são propostas selecionadas
última modificação: 29/05/2020 09h25

Quatro projetos de empresas incubadas no campus de Fortaleza do IFCE estão na fase final da seleção do Programa Centelha no Ceará. São eles: Gerenciador Eficiente de Bem-Estar Animal; Azimuth Solar; FazTudu e WiseGo.

De acordo com o coordenador da Incubadora do IFCE de Fortaleza, professor Ernani Leite, os projetos propõem inovação e empreendedorismo para as áreas do agronegócio, energias renováveis e tecnologias sociais. “As propostas são muito interessantes e esperamos ser selecionados para que os jovens empreendedores venham receber mais apoio para viabilizar suas propostas”, comenta.

A professora Marieta Lauar explica que o Gerenciador Eficiente de Bem- Estar Animal é um equipamento que monitora - em tempo real e de forma automática - variáveis ambientais e anatomo-fisiológicas dos animais para acionamento ou não de sistemas que promovem o bem-estar animal. Tem foco no mercado de produtores rurais que visam à qualidade de vida e aumento da produção animal.

O ex-aluno do curso de Engenharia de Mecatrônica, Pedro Vasconcelos, adianta que o Azimuth Solar é uma plataforma on-line para compra de equipamentos e dimensionamento de projetos. A plataforma é direcionada aos participantes ou interessados no setor de energia solar no Brasil.

Já o egresso do curso Tecnologia em Telemática, Ricardo Torquato, é sócio de dois projetos finalistas: o Faztudu e o WiseGo, ambos na área de tecnologia social. Ele explica que o primeiro abrange a geração de renda e promoção de negócios, com funcionalidades que conectam os prestadores de serviços aos clientes. Também prevê profissionalização dos empreendedores e a facilitação do acesso ao microcrédito com parcerias de fintechs. O mercado desse projeto são os prestadores de serviços (autônomos, informais e formais) e clientes.

Já o WiseGo é um aplicativo voltado para cidades, turismo e cultura. Usando georreferenciamento, possui funcionalidades que estimulam o usuário a conhecer pontos de interesse ao mesmo tempo que obtém informações( em áudio e em texto) em diversos idiomas. Ricardo acrescenta que a aplicação  permite também o compartilhamento de experiências, bem como o acesso a produtos e serviços.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Ceará e oferecerá aos finalistas capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com três fases de seleção, o resultado final será divulgado em 26 de agosto de 2020.

Mais informações: ernani@ifce.edu.br

 

Márlen Danúsia – campus de Fortaleza