Notícias
Projetos de Fortaleza estão na final do Centelha
Quatro projetos de empresas incubadas no campus de Fortaleza do IFCE estão na fase final da seleção do Programa Centelha no Ceará. São eles: Gerenciador Eficiente de Bem-Estar Animal; Azimuth Solar; FazTudu e WiseGo.
De acordo com o coordenador da Incubadora do IFCE de Fortaleza, professor Ernani Leite, os projetos propõem inovação e empreendedorismo para as áreas do agronegócio, energias renováveis e tecnologias sociais. “As propostas são muito interessantes e esperamos ser selecionados para que os jovens empreendedores venham receber mais apoio para viabilizar suas propostas”, comenta.
A professora Marieta Lauar explica que o Gerenciador Eficiente de Bem- Estar Animal é um equipamento que monitora - em tempo real e de forma automática - variáveis ambientais e anatomo-fisiológicas dos animais para acionamento ou não de sistemas que promovem o bem-estar animal. Tem foco no mercado de produtores rurais que visam à qualidade de vida e aumento da produção animal.
O ex-aluno do curso de Engenharia de Mecatrônica, Pedro Vasconcelos, adianta que o Azimuth Solar é uma plataforma on-line para compra de equipamentos e dimensionamento de projetos. A plataforma é direcionada aos participantes ou interessados no setor de energia solar no Brasil.
Já o egresso do curso Tecnologia em Telemática, Ricardo Torquato, é sócio de dois projetos finalistas: o Faztudu e o WiseGo, ambos na área de tecnologia social. Ele explica que o primeiro abrange a geração de renda e promoção de negócios, com funcionalidades que conectam os prestadores de serviços aos clientes. Também prevê profissionalização dos empreendedores e a facilitação do acesso ao microcrédito com parcerias de fintechs. O mercado desse projeto são os prestadores de serviços (autônomos, informais e formais) e clientes.
Já o WiseGo é um aplicativo voltado para cidades, turismo e cultura. Usando georreferenciamento, possui funcionalidades que estimulam o usuário a conhecer pontos de interesse ao mesmo tempo que obtém informações( em áudio e em texto) em diversos idiomas. Ricardo acrescenta que a aplicação permite também o compartilhamento de experiências, bem como o acesso a produtos e serviços.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Ceará e oferecerá aos finalistas capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com três fases de seleção, o resultado final será divulgado em 26 de agosto de 2020.
Mais informações: ernani@ifce.edu.br