Notícias
Perícia acontece para ingressos como PcD em 2020.2 e 2021.1 e 2
Os alunos e alunas que ingressaram no IFCE de Fortaleza por meio dos editais de 2020.2, 2021. 1 e 2021.2 e inscritos por meio do sistema de cotas para pessoas com deficiência (PcD) devem realizar a perícia médica. A informação é da Coordenadoria de Controle Acadêmico do campus.
No dia agendado, conforme o cronograma, o candidato deverá comparecer ao setor de Saúde munido de documento oficial de identificação com foto e, para comprovar sua condição, deverá apresentar a cópia nítida (acompanhada do original) de documento, emitido nos últimos 12 meses, assinado e carimbado por médico registrado em conselho profissional, em que conste a palavra deficiência, expressando de forma clara o tipo de deficiência do(a) candidato(a) e que este(a) se enquadra nos termos dispostos no § 1º do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999; ou do comprovante de beneficiário(a) de Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA)/Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), específico para pessoas com deficiência, caso o receba.
De acordo com Francisco Araújo, coordenador de Controle Acadêmico do IFCE de Fortaleza, “os documentos mencionados que possibilitam a comprovação da condição são obrigatórios para esse tipo de público e fazem parte integrante da documentação de matrícula”. A inexistência ou a falsidade dessa documentação implicará o cancelamento compulsório da matrícula como aluno(a) da instituição.
Os discentes menores de idade devem vir acompanhados dos pais ou responsáveis para assinatura do termo.
A perícia médica não foi realizada durante o processo seletivo devido às restrições determinadas em função da pandemia da covid-19.
O IFCE reserva-se o direito de prorrogar ou não o prazo do cronograma oficial.
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza