Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Palestras provocam reflexão sobre uso racional
conteúdo

Notícias

Palestras provocam reflexão sobre uso racional

O evento contou com especialistas no tema do IFCE, da Funceme e da Defesa Civil
última modificação: 22/03/2016 18h52

A ausência de uma gestão efetiva dos mananciais hídricos foi uma das principais críticas apresentada durante a palestra sobre o uso racional da água promovida pelo campus de Fortaleza, nesta terça-feira, dia 22, em alusão ao Dia Mundial da Água. A atividade contou com apresentações de representantes da Funceme, Meiry Sakamoto; do IFCE, Adahil Sena; e da Defesa Civil, Aluízio Freitas e Elineldo Pinheiro.

Organizada pelos alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, em parceria com o projeto de extensão Ifce Limpo e Verde, a iniciativa foi prestigiada pelos gestores, professores e alunos da unidade do Instituto Federal do Ceará. Na ocasião, o professor da área de Química e Meio Ambiente, Adahil Sena, defendeu uma maior discussão com a população sobre a preocupante situação de escassez d'água, tomando como base a política de gestão iniciada na década de 90.

Segundo o docente, as indústrias que vêm se instalar no Estado exigem o fornecimento de água para suas atividades. No entanto, o açude do Castanhão, por exemplo, encontra-se com o reservatório em baixa e terá dificuldades para continuar garantindo recursos hídricos para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente quando do funcionamento pleno de novos empreendimentos de grande magnitude.