Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > IFCE participa do Festival Nordestino de Teatro
conteúdo

Notícias

IFCE participa do Festival Nordestino de Teatro

Docentes e alunos apresentaram resultados de trabalhos científicos
publicado: 19/09/2013 00h00, última modificação: 13/01/2016 12h14
Na imagem o espetáculo Coitadas. (foto: divulgação).

Na imagem o espetáculo Coitadas. (foto: divulgação).

A Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE teve importante e marcante participação no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, realizado entre os dias 7 e 14 de setembro. O curador do evento, professor Paulo Ess, representou o IFCE como debatedor na I Mostra Nordeste Universitária e apresentou, no XII Encontro de Artistas Pesquisadores, o trabalho "O ator espontâneo e seu corpo como fronteira do processo criativo.

No mesmo encontro, o docente da Licenciatura em Teatro Marcelo Costa apresentou o trabalho "O Jesuíta na obra teatral de José de Alencar" e os alunos Dyego Stefan e Sarah Jorge apresentaram suas respectivas pesquisas, intituladas "Da propriocepção ao controle energético" e "E se enxerga pelo Nariz?".

Além disso, o campus de Fortaleza ainda apresentou três espetáculos teatrais durante o festival: Longe de Casa, história de dois amigos de infância que se veem no meio de uma guerra e relembram uma brincadeira de criança que se tornou realidade; Espetáculo, peça que coloca em evidência a relação conturbada que os atores têm com o público; Coitadas, história de duas palhaças que decidem casar-se no mesmo momento, em sem padre e sem noivo.

De acordo com Paulo Ess, a participação do curso de Teatro no XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga reflete o trabalho em prol da formação de novos talentos. "Sei da importância deste festival para o Nordeste, pois reflete a nossa prática e reforça nosso movimento artístico como categoria organizada. Com essa participação, proporcionamos o intercâmbio com outras instituições artísticas, a reciclagem e o treinamento de nossos alunos. Estamos certo de que, agindo assim, estamos traçando a trajetória da cultura cearense, numa prova concreta de que o nosso curso é atuante e está integrado com o Estado do Ceará na sua prática e teorização do teatro"

Comemorando em 2013 os seus 20 anos, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga reuniu 35 grupos e mais de 300 artistas dos Estados do Ceará, Sergipe, Bahia e Paraíba.