Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > IFCE e UFC promovem Semana de Arte Urbana no Benfica

IFCE e UFC promovem Semana de Arte Urbana no Benfica

Pública, a programação reunirá pesquisadores, artistas e estudantes de 20 a 25 de agosto
publicado: 14/08/2019 15h17, última modificação: 14/08/2019 16h03

A II Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB) acontecerá de 20 a 25 de agosto em diversos locais do bairro Benfica. A programação é plural e reúne apresentações culturais, mostras, palestras, fóruns, oficinas e exposições. A II SAUB compõe o I Movências Poéticas, evento organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Artes do IFCE e da UFC, acolhendo também o II Seminário Práticas Artísticas e Demandas Contemporâneas (IFCE) e a Semana de Artes (UFC).

A edição 2019 da SAUB traz como tema Práticas da Cidade como Experiência Estética Insurgente e Relacional. De acordo com o professor e pesquisador do IFCE, Hebert Rolim, o objetivo da semana é “pensar e ativar a arte do ponto de vista histórico-crítico, conceitual e social, inter-relacionando práticas artísticas e demandas contemporâneas e articulando espaços institucionais, acadêmicos e culturais”. A iniciativa pretende integrar os diversos equipamentos do Polo Cultural, criando um roteiro de atividades científicas, educacionais, artísticas e culturais.

A abertura oficial do evento será na terça-feira (20), às 14h30, no auditório da Reitoria da UFC. Em seguida, a programação prevê: palestra ECO+SISTEMAS+POÉTICOS: artivismo, memória e território, com a artista visual e pesquisadora Lilian Amaral (DIVERSITAS-USP); mesa-redonda sobre "A imaginabilidade da cidade pela arte pública contemporânea", tema a ser debatido pelos pesquisadores Bia Santos (Valência – Espanha/ANIAV) e André Carreira (UDESC). Encerrando o dia de abertura, atividades artísticas na Praça João Gentil, envolvendo a ocupação de moradores de rua e artistas.

A programação prossegue até domingo, 25, com encerramento marcado pela Tertúlia Black Vândala.

Todo o evento é público, aberto a artistas, pesquisadores, professores, estudantes e interessados em arte.  A II SAUB faz parte das ações do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, coletivo vinculado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), pelo VII Edital das Artes de Fortaleza (Lei nº 10.432/2015). Informações no Instagram (@meiofiopesquisaeacao) e Facebook (Espaço Meio Fio).

20/08 [Terça-feira]

14h - Coral do IFCE canta Gil

14h30 - Abertura oficial:  lançamento do Projeto Corredor Cultural Edição 2019

15h - Palestra: ECO+SISTEMAS+POÉTICOS: artivismo, memória e território - Dra. Lilian Amaral (DIVERSITAS - USP)