Notícias
Edifícios carbono zero são tema de palestra
Edifícios Carbono Zero são construções que produzem formas renováveis de energia, sem a emissão de carbono, tanto na fase de sua construção quanto depois de habitados. No campus de Fortaleza, segundo o professor Adeildo Cabral, já existem linhas de pesquisas com o mesmo tema, com a participação de 5 alunos. "Temos linhas de pesquisa na área de novos materiais e do reaproveitamento de resíduos e poluição atmosférica".
Para reforçar essas pesquisas, o IFCE recebeu, na última quarta-feira (17), três convidados de universidades de Portugal, os quais proferiram palestras sobre Edifícios Carbono Zero. Os professores Amadeu Borges e Carlos Pedro e o docente e aluno de doutorado na Dinamarca, Ricardo Carvalho, falaram para alunos do departamentos da Construção Civil e da Engenharia e dos cursos de Saneamento, Gestão Ambiental, e Engenharia Ambiental.
Carlos Pedro, que preside uma empresa de equipamentos e de monitoramento do ar, explica que, teoricamente, Edifícios Carbono Zero vão ter consumo zero de energia. "Se você tem um edifício que consome pouco, quase nada, vai estar poupando recursos. É uma vantagem para o ambiente, já que vai ter um custo energético mais baixo".
Amadeu Borges explica que o projeto está apenas começando. "A Europa está dando os primeiros passos nessa tecnologia. Estima-se que em 2020 os Edifícios Carbono Zero sejam uma realidade. Aqui no Brasil, por enquanto, os consumidores de energia são bem intensivos".
Felipe Santos, aluno do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA) do IFCE, tirou boas conclusões da palestra. "É muito importante a conscientização do público em geral quanto à necessidade de energias limpas, na nossa matriz energética, e também que a gente possa aproveitar o máximo possível todos os tipos de energia para as nossas casas e empresas e reduzir o desperdício". Os professores portugueses vieram para participar do workshop Desempenho Ambiental de Edifícios, patrocinado pela Sinduscon, do qual, cerca de 07 alunos do IFCE participaram gratuitamente.