Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Docente do IFCE lança livro sobre fiscalização ambiental
conteúdo

Notícias

Docente do IFCE lança livro sobre fiscalização ambiental

Obra celebra o Jubileu de Zinco (10 anos) do setor de fiscalização da Semace
última modificação: 30/03/2021 16h12

"Fiscalização ambiental na Semace: 10 anos de história", esse é o título do livro lançado na última quarta-feira (24/03) de autoria da docente do campus de Fortaleza do IFCE, Profa. Nájila Cabral, em parceria com a servidora da Semace e ex-aluna do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE, Rovênia Maia.

A obra faz um relato da trajetória de um dos importantes mecanismos na gestão ambiental que é a fiscalização ambiental e seu histórico de operação da autarquia, órgão ambiental estadual fiscalizador. Além de homenagear os 10 anos do setor de fiscalização, o livro marca os 33 anos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Durante o evento, o reitor do IFCE ressaltou o papel de protagonismo exercido pelas mulheres e se mostrou sensível com a causa ambiental. “O IFCE firma compromisso com a Sema e se coloca à disposição para intensificar as parcerias em prol do meio ambiente do Estado do Ceará.”

Bastante feliz com a conclusão do trabalho, a professora Nájila Cabral comentou a importância do livro para a área ambiental do Ceará. “Ele aborda a atividade de fiscalização ambiental, de maneira a orientar agentes econômicos, empresas públicas ou privadas, e a sociedade civil, sobre os conceitos intrínsecos ao ato de fiscalizar, bem como a sua importância dentro do sistema de gestão ambiental. Fica aqui minha gratidão à  Semace pela oportunidade de materializar esse trabalho.”

O lançamento da obra aconteceu de forma on-line devido à pandemia de Covid-19 por meio do canal do YouTube da Semace e contou com a presença do reitor do IFCE, Wally Menezes, da superintendente-adjunta da Semace, Virgínia Carvalho, e do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), Artur Bruno.

O lançamento aconteceu durante a quarta edição do Diálogos Ambientais, projeto da Semace em parceria com o campus de Jaguaribe do IFCE por meio do Núcleo de Audiovisual Jaguaribe - NAJA. A mediação do evento foi do professor do IFCE de Jaguaribe, Marcos Vieira.

A obra é gratuita e está disponível para download (a obra também está na Biblioteca Virtual do IFCE - SOPHIA). Além disso, foram impressos exemplares do livro que já estão sendo distribuídos aos 184 municípios do Ceará, bem como para órgãos públicos e privados. Todos os campi do IFCE receberão um exemplar impresso.