Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Corpo de Bombeiros recebe 500 litros de álcool 70% do IFCE
conteúdo

Notícias

Corpo de Bombeiros recebe 500 litros de álcool 70% do IFCE

Produto doado foi desenvolvido em parceria com o Nutec/Secitece
última modificação: 14/06/2020 11h06
Foto: Francisco da Costa

Foto: Francisco da Costa

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBM) recebeu, na manhã desta sexta-feira (12/06), 500 litros de álcool líquido 70%. O produto é fruto da parceria do campus de Fortaleza do IFCE com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Estado do Ceará.

Representando o comando-geral do CMB, no ato da entrega, o tenente-coronel Joel Nobre destacou a importância de receber o produto. “O álcool vai contribuir bastante para o processo de sanitização das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros e de seus integrantes, que diuturnamente vêm prestando os serviços à sociedade cearense." 

Tanto o álcool liquido 70% como o álcool em gel estão sendo fabricados sob a supervisão do Laboratório de Tecnologia Química (LTQ) do campus de Fortaleza. Segundo o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Fortaleza do IFCE, Rinaldo Araújo, a produção será destinada prioritariamente a hospitais e equipamentos de combate à covid-19. “Desde o início fizemos todo  o esforço para construir uma estrutura e adquirir os insumos, o que possibilitou que hoje a gente possa produzir e distribuir esse produto tão importante para enfrentarmos a pandemia."

Parceiro na produção do produto, o Nutec tem ajudado o IFCE tanto na parte de pesquisa como na infraestrutura para a produção do álcool em gel e 70%, conforme destacou a supervisora da Gerência de materiais no Nutec, Janaína Sobreira. “Nossa expectativa é, até julho, entregarmos cerca de 40 mil litros, todos eles certificados com laudos técnicos e seguindo os padrões estabelecidos."

Além da produção do álcool, o IFCE vem atuando em todos os campi com pesquisas e produções que visam ao combate ao novo coronavírus. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, desde o início da propagação da pandemia no Ceará o IFCE vem oportunizando à comunidade ações de combate à covid-19. “Estamos com ações em todos os nossos campi, desde a produção de álcool e máscaras até pesquisas que visam colaborar com o combate à doença. Ao todo já somamos mais de 200 iniciativas tanto na capital como no interior do estado.”

O ato da entrega dos 500 litros de álcool para o CMB foi realizado no campus de Fortaleza e contou com a presença, por meio de videoconferência, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e do presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

 

Rafael Oliveira - Jornalista do campus de Fortaleza

registrado em: ,