Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Robótica educacional é tema de dissertação
conteúdo

Notícias

Robótica educacional é tema de dissertação

Pesquisa foi aplicada em escolas públicas de Fortaleza e no interior
última modificação: 20/04/2018 11h02

O mestrado em Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza realizará, nesta quarta-feira (20), às 14h, no Laboratório de Ensaios Mecânicos, a conclusão de mais um projeto de pesquisa promovido pelo programa de pós-graduação.

Com o título “Robótica educacional como ferramenta para motivação e inclusão tecnológica”, o trabalho é de autoria do aluno Elder dos Santos Teixeira, que também é docente do campus de Maracanaú do IFCE.

A pesquisa objetivou verificar as implicações da realização de oficinas de robótica educacional para estudantes do ensino médio, utilizando a plataforma Arduino para a motivação dos alunos e para a inclusão tecnológica.

Elder Teixeira aplicou as oficinas em uma escola de ensino profissional em Fortaleza e em duas escolas públicas localizadas em assentamentos rurais nos municípios de Monsenhor Tabosa e Canindé.

Com o trabalho, o mestrando concluiu que a robótica educacional se apresenta efetiva para a motivação dos alunos e que cumpre bem o papel de inclusão digital.

A pesquisa foi orientada pelo professor Auzuir Ripardo de Alexandria. A banca de defesa será composta pelos docentes Francisco José Alves Aquino, John Hebert da Silva Félix e Tarique da Silveira Cavalcante.