Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Café amplia debate sobre biblioteca acessível
conteúdo

Notícias

Café amplia debate sobre biblioteca acessível

Evento marca cinquentenário de atividades da Waldyr Diogo de Siqueira
publicado: 30/10/2018 18h04, última modificação: 31/10/2018 17h01

Os 50 anos de funcionamento da Biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira, do campus de Fortaleza do IFCE, foram comemorados na tarde desta terça-feira, 30 de outubro, com o evento Café com Acessibilidade. A atividade lembrou também o Dia Nacional do Livro, transcorrido em 29 de outubro.

Na oportunidade, a bibliotecária da UFC Clemilda dos Santos Sousa abordou o conceito de deficiência, de tipos de acessibilidade e deu depoimento pessoal, por ter sido acometida pela poliomielite ainda criança. Durante o evento, a palestrante também destacou a importância do acesso de todas as minorias e pessoas com deficiência ao conhecimento, por consequência, às bibliotecas e aos livros.

De acordo com a coordenadora da biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira, Islânia Fernandes, o campus de Fortaleza está desenvolvendo um projeto piloto de acessibilidade no equipamento. “Estamos construindo essa nova etapa. Hoje existe uma plataforma na biblioteca virtual com um programa que oferece o básico da acessibilidade. A ideia é de trabalhar as tecnologias assistivas”, adianta. A expectativa é que, no próximo semestre, o piloto esteja rodando em Fortaleza e, em seguida, seja expandido para os demais campi.

A Biblioteca

Fundada em 8 de dezembro de 1968, a Biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira conta com um acervo de aproximadamente 66.941 volumes, entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, teses, dissertações, monografias e CDs. O espaço conta com, além do acervo, sala de estudo coletivo e individual, terminais para consultas do acervo, guarda-volumes, espaço para consulta local, setor de multimídia, setor de conservação e restauração de acervos, setor de informação e referência, setor de processos técnicos e setor de circulação. O horário de funcionamento é das 7h30 às 21h, para as salas de estudo dos alunos e professores (individual e em grupo), e das 8h às 20h30, para empréstimo de livros.

Foto: Bruno Leonardo

Mais informações: (85) 3307.3680