Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > As Lendas de Dandara é tema da nova radionovela do IFCE
conteúdo

Notícias

As Lendas de Dandara é tema da nova radionovela do IFCE

A adaptação do romance fantástico vai ao ar na FM Universitária
última modificação: 15/11/2021 22h50

Dandara e Zumbi dos Palmares são símbolos da resistência à escravidão e consolidam-se também como líderes fundamentais na nossa história. Suas vidas inspiraram o livro da autora cearense Jarid Arraes, adaptada para radionovela na programação da Universitária FM 107,9.

A produção vai ao ar a partir desta terça-feira, dia 16, dentro da programação Semana da Consciência Negra da Universitária FM e é mais um resultado da parceria entre a emissora e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio da Coordenadoria de Comunicação Social e da Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza.

A novela apresenta o romance fantástico da saga de Dandara dos Palmares em busca da libertação de irmãos e irmãs escravizados e um pouco da realidade do quilombo formado em Pernambuco, antes de 1600. A diretora da produção em áudio, Manuella Nobre, explica que a obra foi escolhida por tratar de um tema relevante do movimento negro no Brasil e para dar mais visibilidade aos autores cearenses contemporâneos, em especial uma mulher negra.

Dividido em cinco capítulos, As Lendas de Dandara apresenta, no elenco, alunos do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE vivenciando as potencialidades dramatúrgicas e comunicativas do rádio. São eles: Michelle Gomes, W. Renoir Melo, Ellen Sousa, Maria Eli Magalhães, Aury D’java, Gildo Feitosa e Natália Falcão.

Adaptada por Manuella Nobre e Jailson Neves, a radionovela tem edição e narração de Caio Mota. “As Lendas de Dandara” prossegue de 16 a 20 de novembro em três horários: 9h, 15h30 e 0h e pode ser conferida também no site da emissora.

Esta é a quinta produção do projeto de extensão "Literatura Cearense em Radionovela", iniciado em 2016, mesmo ano de lançamento do romance homônimo da poetisa e cordelista caririense Jarid Arraes.

FICHA TÉCNICA
As Lendas de Dandara, de Jarrid Arraes
Elenco: Michelle Gomes, W. Renoir Melo, Ellen Sousa, Maria Eli Magalhães, Aury D’java, Gildo Feitosa e Natália Falcão
Adaptação: Manuella Nobre e Jailson Neves
Direção: Manuella Nobre
Edição: Caio Mota
Narração: Caio Mota

SERVIÇO
Radionovela As Lendas de Dandara
Na Rádio Universitária FM 107,9 MHz
Dias e horários: 16 a 20 de novembro, às 9h, 15h30 e 0h

Mais informações: comunicacao.fortal@ifce.edu.br

Por Marlen Danusia