Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Alunos representam o IFCE em competição nacional
conteúdo

Notícias

Alunos representam o IFCE em competição nacional

Estudantes apresentarão protótipo na SAE BRASIL AeroDesign
última modificação: 04/07/2018 10h46
Mecadrones

Mecadrones

A equipe Mecadrones Aerodesign, formada por alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do campus de Fortaleza, irá participar da 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign na categoria micro em São José dos Campos (SP), entre os dias 1° e 5 de novembro. A SAE BRASIL AeroDesign é uma competição que envolve as maiores instituições de ensino superior da área tecnológica, voltada aos estudantes de engenharia.

As equipes enfrentarão os desafios de desenvolver uma aeronave controlada por rádio, semiautônoma e capaz de transportar uma carga do mesmo peso do aeromodelo. A Mecadrones Aerodesign é a primeira, e única, equipe cearense a participar da competição na categoria micro com um projeto aeronáutico de porte reduzido.

De acordo com os estudantes Diego Marques e José Lázaro, membros da Mecadrones, a aeronave que está sendo desenvolvida apresenta estrutura de madeira balsa, motorização elétrica, bateria de lítio e ferro polímero, dimensão de um metro de envergadura, isto é, a distância da ponta de uma asa a oura, além de ser controlada por rádio. “Nós vamos representar o nosso estado e o IFCE, então nós vamos com grandes pretensões, vamos chegar lá e dar nosso melhor”, diz José Lázaro.

A Mecadrones surgiu no ano de 2015 com um grupo de estudos sobre desenvolvimento aeroespacial, com o intuito de difundir o aeromodelismo por meio de minicursos sobre Teoria do Voo, Motores de Combustão Interna, Solidworks etc. O primeiro projeto da equipe foi o “Helena”, um avião a combustão interna, com 2 metros de envergadura; responsável pela classificação na competição.

O grupo é formado por estudantes de diferentes semestres do curso de Engenharia Mecatrônica, são eles: Amaury Barbosa, Ana Beatriz Araújo, James Jorge Júnior, Felipe Campos, Delano Queiroz, Luis Fernando Matias, José Lázaro Neto, Williston Mendes e Diego Marques.

 

registrado em: ,