Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Alunos aperfeiçoam kit educativo de robótica de baixo custo
conteúdo

Notícias

Alunos aperfeiçoam kit educativo de robótica de baixo custo

Projeto quer despertar o interesse pela pesquisa no Ensino Médio
última modificação: 15/12/2015 19h22
Professor orienta alunos

Professor orienta alunos

Lucas Costa da Silva, 19, e Isabel Frota da Costa,18, bacharelandos em Engenharia da Computação, no campus de Fortaleza, aprimoram, no Instituto Federal do Ceará, o Braço Mecânico, projeto sem fins lucrativos desenvolvido para facilitar a aprendizagem da Robótica por alunos da rede pública de ensino profissionalizante.

Orientados pelo professor Tiago dos Santos Façanha, 30, eles iniciaram o desenvolvimento do kit de robótica educacional de baixo custo, em 2012, ainda no Ensino Médio. Na graduação, no IFCE, prosseguiram com o projeto, executando as etapas de desenvolvimento da mecânica, do hardware e do software. Atualmente, na terceira e última etapa, os alunos aperfeiçoam o software do robô, para detecção de imagens, incluindo a disponibilidade de interpretação de linguagem brasileira de sinais.

A ideia de construir o kit (composto por peças e orientações para montagem de um robô) surgiu, quando Lucas e Isabel eram alunos de informática numa escola pública profissionalizante do Ceará, e não dispunham de recursos para a aplicação de conceitos de programação. Naquela escola, a dupla, que já contava com o apoio do então professor da escola estadual, Tiago Façanha, construiu o primeiro protótipo com peças recicláveis de uma impressora velha, visando a estimular o interesse dos estudantes por pesquisa e inovação.

No IFCE, o projeto Braço Mecânico teve seu custo reduzido, integrando saberes adquiridos na Engenharia da Computação.Um exemplo é o desenvolvimento de um programa de interpretação de imagens para controle do dispositivo, eliminando a necessidade de sensores caros, e possibilitando a utilização de qualquer webcam disponível no mercado. Do mesmo modo, a integração de uma cabeça ao robô possibilita uma futura interação com as pessoas por comandos de voz.

Dentre os destaques já conquistados com o projeto, estão: o primeiro lugar, na categoria Robótica Educacional, em três edições consecutivas da Feira Regional de Ciência e Cultura CREDE I (2012, 2013,2014); as participações, em 2015, no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT); a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação (REDITEC); e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEMIC).