Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Laboratórios > Laboratório de Desenho e Manufatura Assistida por Computador - CAD/CAM > Laboratório de Desenho e Manufatura Assistida por Computador - CAD/CAM
conteúdo

Laboratório de Desenho e Manufatura Assistida por Computador - CAD/CAM

O Laboratório de CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing) está equipado com 22 computadores. Neste ambiente está instalado um sistema computacional voltado para o desenvolvimento de peças mecânicas, sua montagem e simulações de seus funcionamentos (ambiente CAD). Para a fabricação de tais peças, programas em código G são gerados para serem executados em máquinas CNCs (ambiente de CAM).
Para a primeira situação, dois aplicativos são utilizados: os softwares Solid Edge e o NX, ambos da empresa Siemens. Para o segundo caso, o aplicativo utilizado é o NX no módulo de CAM.

Área de ensino vinculada: Indústria

Área de pesquisa: Projeto de máquinas e fabricação

CURSOS ATENDIDOS
Técnico em Eletrotécnica
 Engenharia Mecatrônica
Tecnólogo em Mecatrônica
Técnico em Mecânica

Horário de funcionamento: das 7h30 às 12h, das 14h às 17h30 e das 18h às 22h

Responsável pelo laboratório: 
Prof. Dr. Francisco Valdenor Pereira da Silva - Lattes
E-mail:  valdenor@ifce.edu.br / Telefone: (85) 3307-3698

Normas de utilização do laboratório