Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA

COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA

última modificação 24/09/2021 11h06

2021.1

Cursos de graduação - colação de grau por videoconferência
bola verde.png Data: 24 de setembro de 2021
bola verde.png Horário: 15h para os cursos: Gestão Ambiental, Hotelaria, Hotelaria UAB, Processos Químicos, Saneamento Ambiental, Estradas, Telemática
bola verde.png Horário: 16h para os cursos: Eng. de Mecatrônica, Eng. de Computação, Eng. de Telecomunicações, Bacharelado em Turismo, Eng. Civil, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Teatro, Mecatrônica Industrial, Gestão Desportiva e de Lazer

Lista de concluintes (responsável: Coordenadoria de Controle Acadêmico - CCA):
Mão1.png
 Fique atento às atualizações da lista.
24/09/21 - Lista de alunos aptos a colar grau
22/09/21 -
Lista de alunos aptos a colar grau
15/09/21
- Lista de alunos aptos a colar grau
09/09/21 - Lista de alunos aptos a colar grau
03/09/21Lista de alunos aptos a colar grau

Se, por algum motivo, o nome do aluno não constar na lista, ele deve entrar em contato diretamente com o coordenador do seu curso. Aqui você encontra a listagem de e-mails dos coordenadores.

Documentação para colar grau:
Envio de declaração atestando que possui acesso e conectividade para participar da solenidade.
Prazo: 2 a 20 de setembro de 2021
Mão1.pngCOMO FAZER: Baixe a declaração e preencha, depois acesse o formulário eletrônico, preencha e anexe a declaração.

Cadastro no SEI para assinatura da ata:
- A assinatura da ata de colação de grau por videoconferência acontecerá por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do IFCE. Os concluintes devem se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo menos 5 dias antes da solenidade, ou seja, 17 de setembro.
- Os formandos poderão assinar a ata até 72 horas (três dias úteis) após a solenidade. O não cadastramento implicará impedimento para colar grau.
- Acesse vídeo-tutorial de como solicitar cadastro no SEI.

Avisos importantes:
- A colação ocorrerá por meio da ferramenta Google Meet, e o acesso será exclusivamente pelo e-mail institucional dos formandos.
Obs.: Se você não possui e-mail institucional, CLIQUE AQUI para ver como criar o seu.
- O link da solenidade virtual será enviado ao e-mail institucional do concluinte uma hora antes do evento.
- A  transmissão da solenidade ocorrerá pelo canal do IFCE Fortaleza – YouTube.
CLIQUE AQUI para acessar a transmissão da Colação de grau.

Diploma
A solicitação do diploma poderá ser feita a partir de 24 horas após a assinatura da ata pelo aluno, que deve enviar ao e-mail protocolo.fortaleza@ifce.edu.br o formulário de solicitação e os seguintes documentos:
- cópia do RG;
- cópia do CPF;
- Carteira de Reservista (se do sexo masculino);
- certidão de nascimento;
- certidão de quitação eleitoral (ou comprovante da última eleição).
O processo gerado será encaminhado à Biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira (para conferência de possível débito de livro e emissão do nada consta) e, posteriormente, à Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA).
O diploma será entregue num prazo de 90 dias úteis a partir da data de solicitação oficial.

Ensaio
O ensaio é o momento de tirar todas as dúvidas. Na ocasião, são explicadas todas as ações e atos previstos no cerimonial e são definidos os representantes de curso.
Data: 16 de setembro
Horário: 15h para os cursos: Gestão Ambiental, Hotelaria, Hotelaria UAB, Processos Químicos, Saneamento Ambiental, Estradas
Horário: 16h para os cursos: Eng. de Mecatrônica, Eng. de Computação, Eng. de Telecomunicações, Bacharelado em Turismo, Eng. Civil, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Teatro, Mecatrônica Industrial, Gestão Desportiva e de Lazer

O ensaio ocorrerá por meio da ferramenta Google Meet, e o acesso ocorrerá exclusivamente pelo e-mail institucional dos formandos. Os links também serão enviados aos e-mails institucionais dos concluintes.

Mais informações: formatura.fortal@ifce.edu.br

Colação de grau - online

Traje
Na solenidade por videoconferência, o traje talar é opcional. Os concluintes podem usar roupa social.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DAS SOLENIDADES

Poderão participar da solenidade de colação de grau os alunos dos cursos de graduação (bacharelados, tecnológicos e licenciaturas).

É necessário que os alunos tenham sido aprovados em todos os componentes curriculares e que tenham cumprido outras exigências constantes do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) a que estão vinculados, para, dessa forma, integralizar a carga horária do curso.

É necessário ter cumprido as exigências do MEC no que diz respeito à regularidade quanto ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, tendo em vista que é um componente curricular obrigatório.

Todos os formandos devem estar em situação regular com a biblioteca. Para saber se está apto a participar da cerimônia, o aluno deve entrar em contato com a Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA) para verificar se cumpriu todas as etapas exigidas pelo curso.