Notícias
Conif, Setec e IFCE definem detalhes da Reditec
Membros da Comissão Central da XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) se reuniram, nesse sábado, 1° de agosto, no gabinete da reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), para discutir detalhes sobre o evento, que será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza. O evento é uma realização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), este ano, sob a organização da instituição cearense.
Estiveram presentes à reunião o presidente da comissão central, reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe; o presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha; o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Cícero Nicácio do Nascimento Lopes; e os demais presidentes das comissões organizadoras temáticas. O diretor de desenvolvimento da Rede da Setec, Luciano Toledo, participou da reunião por videoconferência, ocasião em que o órgão do Ministério da Educação (MEC) se comprometeu a apoiar o evento.
A Reditec 2015 deverá reunir cerca de 1000 gestores da rede federal, tendo como tema “A Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) - 2014/2024”. As inscrições para o evento são limitadas a reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi e deverão ser feitas pelos gabinetes da instituições convidadas para o evento. O período de inscrição vai de 10 de agosto a 11 de setembro.
Para o reitor Virgílio Araripe, a reunião foi bastante proveitosa. "Em nosso encontro, definimos aspectos importantes do evento como o apoio da Setec, a proposta de programação e as datas de inscrições no evento. Certamente, a Reditec de Fortaleza, a partir dos temas discutidos, dará uma importante contribuição para a rede federal", destacou.
Segundo o presidente do Conif, Belchior Rocha, os trabalhos já estão bastante avançados e muito organizados. “Acreditamos que a Reditec 2015 vai ser um grande sucesso. A temática que foi escolhida para essa reunião diz muito respeito aos institutos federais e a educação brasileira, que é o PNE. Será um momento de avaliação e de montagem de estratégias para avanços dentro dos institutos federais no Brasil”, relatou.