Você está aqui: Página Inicial > Eventos
conteúdo

Eventos

última modificação 19/01/2016 15h39

Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil

última modificação 25/05/2021 19h05
Lives no canal do campus de Aracati no Youtube
Quando
25/05/2021 15h00 até 27/05/2021 18h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
Dialogos Gastronomicos

Acesse o canal do campus AQUI

Dia 25, às 15h

Diálogos Gastronômicos: Culinária alimentar indígena
Convidado: Mateus Tremembé

Dialogos Gastronomicos -  Mateus Tremembe

Currículo: Mateus de Castro Ferreira é  jovem indígena da etnia Tremembé, mora na aldeia São José na Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú,

Itapipoca, Ceará. Estudante de agronomia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB, agricultor, agente ambiental indígena, pescador artesanal, jovem liderança, tocador de tambor e puxador no Ritual Sagrado Torém.

 

Dia: 27/05/2021, às 17h

Diálogos Gastronômicos: Gastronomia Afro-brasileira: reconstruindo referências
Convidada: Lourence Cristine Alves
 Lourence - dialogos gastronomicos

Currículo: Lourence Alves é cozinheira e idealizadora do Projeto Onje. É doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, Bacharel em História pela UERJ e é graduanda em Gastronomia na UFRJ. Professora de Gastronomia, Nutrição e História. Pesquisadora de gastronomia, alimentação e religiosidades de matrizes africanas, cozinha afro-brasileira, cozinha afrodiaspórica, antropologia e história da alimentação. Filha de Iemanjá, poeta, escritora e mãe de Carolina Maria.

 

Sobre o Projeto

  • Apresentação

O contato com as culturas que formam os povos podem se dar através da língua, mas também através da gastronomia. A culinária brasileira se desenvolveu através da influência de elementos das culinárias portuguesa, indígena e africana. O evento “Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil” surge como uma oportunidade para pensar e discutir sobre a cultura brasileira através da influência gastronômica de outros povos.

  • Justificativa

A cultura brasileira resulta da miscigenação de diversos povos que participaram da formação da população brasileira. Dentre esses povos, destacam-se os indígenas e africanos. Podemos facilmente identificar a influência dos indígenas e africanos em hábitos que perduram até os dias atuais, como o consumo de alimentos e pratos oriundos de suas culinárias, como a tapioca e o vatapá. A realização do evento justifica-se como forma de reconhecimento das contribuições dos povos que ajudaram a formar a diversidade do povo brasileiro. Além disso, o evento também possibilitará uma uma maior interação entre os componentes do IFCE, campus Aracati e a comunidade externa.

  • Comunidade externa beneficiada

Estudantes e profissionais da área de Turismo, Gastronomia e História, além de pessoas de áreas diversas interessadas pelo tema.

  • Comunidade interna beneficiada

Docentes e discentes dos cursos do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

  • Objetivo Geral

Oferecer ao público participante oportunidade de refletir e dialogar com profissionais e pesquisadores sobre a culinária indígena e africana.

  • Objetivo Específico

Promover a reflexão sofre a influência das culinárias indígenas e africanas na cultura brasileira;
Estimular o diálogo entre discentes e profissionais e pesquisadores externos à instituição;
Apresentar receitas baseadas nas culinárias indígena e africana através do Instagram do Neabi (campus Aracati).


IX Semana da Zootecnia

última modificação 18/05/2021 13h43
Quando
18/05/2021 19h00 até 20/05/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A nona edição da tradicional Semana da Zootecnia será realizada online, de 18 a 20 de maio, pelo canal youtube.com/ifcecratotv.

Com o tema "Desafios e perspectivas da Zootecnia", o evento debate as novas áreas de atuação da profissão, escolha profissional e gestão pecuária.

Inscreva-se para garantir o certificado de participação: bit.ly/semazoo2021

18 de Maio - Maio Laranja

última modificação 19/05/2021 21h11
Quando
18/05/2021
de 08h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO
No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".
Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação do referido Plano Nacional é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios.
Entretanto, ainda há muito por caminhar, e o "Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deverá merecer um esforço de todos os atores protagônicos desta jornada, para que toda a sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfrentamento, do ponto de vista político e operacional nos âmbitos local, nacional e internacional.
Fonte: MP - AP

19 de Maio - Dia do Físico

última modificação 19/05/2021 21h14
Quando
19/05/2021
de 08h00 até 20h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
Você sabe por que dia 19 de maio é o Dia do Físico?
A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, o "Ano Miraculoso" em que Albert Einstein (1879-1955), um então desconhecido jovem de apenas 26 anos, publicou cinco artigos originais que sacudiram as bases da Física! O quinto desses artigos nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c² (que ilustra o card desta postagem 😁).
Fonte: Blog Física na Veia (Uol)
Nossos
parabéns
a todos os físicos e a todas as físicas, especialmente aos (às) que compõem o IFCE.

Colação de Grau

última modificação 01/06/2021 17h15
Quando
26/06/2021
de 15h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, em 26 de maio, sessão solene de colação de grau remota. A sessão ocorreu por videoconferência como medida preventiva protocolar de prevenção à proliferação do novo coronavírus. Na ocasião, foram formados novos licenciados em Física e em Ciências Biológicas. A solenidade foi presidida pelo Reitor do Instituto Federal do Ceará, Wally Menezes, e contou com o grupo gestor e docentes e técnicos da unidade, além da Secretária da Educação do Município, Eliane Maciel, e o vereador Gleison Rodrigues.

Aniversário do ECOMANGUE

última modificação 04/06/2021 22h30
Quando
05/06/2021
de 08h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Laboratório de Ecologia de Manguezais - ECOMANGUE, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará - IFCE, comemora, neste sábado, 5 de junho, uma década de atividades. A data coincide com o Dia Internacional do Meio Ambiente.

O grupo, formado por docentes, bolsistas e voluntários da Instituição, tem realizado a produção de pesquisa científica aplicada, com publicação de inúmeros artigos científicos em revistas especializadas, tem promovido ações de mutirão de limpeza e de plantio de mudas de áreas degradadas de manguezal na região do Baixo Acaraú, contribuindo para recuperação desse ecossistema.

Além disso, os membros do laboratório têm implementado o projeto ECOMANGUE em Ação, com trabalho de educação ambiental junto a ribeirinhos e alunos da Educação Básica da região, com o objetivo de conscientizar para a preservação do manguezal. Soma-se a isso a participação em inúmeras feiras e congressos, quando expõe-se o acervo de fauna e flora do rico bioma do manguezal, além da mostra de pôsteres e exposição oral em inúmeros eventos científicos no Instituto e em Instituições parceiras.

Desde o dia 30 de maio, um resgate histórico tem sido feito nas redes sociais do laboratório, foram produzidos vídeos-homenagem e também está programada live em comemoração on-line, mantendo os protocolos de segurança em época de pandemia.

O ECOMANGUE, registrado entre os grupos de pesquisa do Instituto, já tendo participado de inúmeros programas e ações de fomento de pesquisa, ainda integra a Rede Nacional de Manguezais e conta com o reconhecimento de seu trabalho a nível estadual e nacional.

Todo esse reconhecimento é fruto do intenso trabalho realizado pelos integrantes do laboratório. "Tudo isso só é possível pela grande parceria da Reitoria e da Diretoria-Geral e Departamento de Ensino e da atuação dos bolsistas e voluntários do nosso campus, que somam forças para o sucesso de nossas atividades", comemorou a professora Dra Rafaela Maia, Coordenadora do ECOMANGUE, que não esconde sua felicidade neste momento em que o laboratório chega a esse marco ao completar uma década de trabalho.

Abertura IF Mais Empreendedor

última modificação 15/06/2021 16h40
Quando
14/06/2021
de 08h00 até 12h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Na última segunda-feira, 14 de junho, o campus de Acaraú do IFCE realizou a abertura oficial do projeto IF Mais Empreendedor para o setor de Bares e Restaurantes da região do Baixo Vale do Acaraú no Ceará. O projeto tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico da região mencionada, especificamente em cinco pequenos empreendimentos no setor de bares e restaurantes, por meio da promoção de ações voltadas ao atendimento, apoio, orientação e remodelagem destes negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.

Reunião de Revisão do RAE com discentes do campus Aracati

última modificação 16/06/2021 15h17
Quando
23/06/2021
de 17h00 até 18h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Link de acesso no Google Meethttps://meet.google.com/mit-bnfi-kxv

O Regulamento de Auxílios Estudantis (RAE) vigente prevê o procedimento bianual de revisão do próprio documento, com o objetivo de envolver a comunidade acadêmica na avaliação do documento e proposição de alterações que busquem melhorar e otimizar o Programa de Auxílios da instituição. A Revisão do RAE junto aos/as discentes do campus Aracati funcionará da seguinte maneira:
 
2. Na reunião, serão lidas e discutidas apenas as propostas de  alteração/ inclusão levadas pelos/as participantes, devido a impossibilidade de discutir o documento na íntegra;
4. Será indicado um/a representante para participar da Comissão de elaboração final do RAE, formada por representações de Direções-Gerais, Pró-reitorias, gestores(as) da Assistência Estudantil, assistentes sociais e discentes (opcional).

6º Fórum de Assistência Estudantil do IFCE Aracati

última modificação 11/08/2021 18h35
Quando
19/08/2021 15h00 até 20/08/2021 11h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

6º Forum de Assistência Estudantil

O 6º Fórum de Assistência Estudantil do IFCE campus Aracati vai ocorrer próxima semana, nos dias 19 e 20 de agosto. Esse ano vamos debater Educação, Acessibilidade e Diversidade. Para participar, basta acessar o canal do Youtube do IFCE campus Aracati nos dias do fórum.

O evento é aberto para o público interno e externo e todos estão convidados a participar do fórum para debater, tirar dúvidas, construir e fortalecer as políticas de assistência estudantil do IFCE.

Programação

6º Forum de Assistência Estudantil - Alexandre

19 de Agosto - 15h
Educação para Acessibilidade
Alexandre Pereira - Cientista da Computação (IFCE) e defensor dos direitos da pessoa com deficiência

6º Forum de Assistência Estudantil - Raquel

 20 de Agosto - 09h30
Educação para Diversidade
Raquel Andrade - Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial - OAB Ceará e
Ednilson Ferreira - Professor e Membro fundador da Organização da Diversidade Aracatiense - ODARA

Semana de Integração da Pós de Meio Ambiente

última modificação 17/08/2021 21h23
Quando
17/08/2021 17h00 até 19/08/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
A Coordenação do curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do campus de Acaraú do IFCE realizará a Semana de Integração da Pós, com o tema "Restauração dos Ecossistemas em Tempos de Pandemia".
Evento on-line com certificado de participação!
📆Quando? 17 a 19 de agosto
🔖Inscrições abertas no site www.even3.com.br/siposmadifacarau2021
Assista às palestras no canal do YouTube 🖱️do campus:

23/08 - Reunião com pais e responsáveis

última modificação 20/08/2021 16h03
Quando
23/08/2021
de 17h00 até 18h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O IFCE - Campus Juazeiro do Norte convida os pais e responsáveis pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Eletrotécnica para uma reunião com os profissionais da instituição. O encontro acontecerá pelo Google meet e canal do campus no Youtube.

Horário: 17h
Link do meet: https://meet.google.com/snp-cori-euo
Canal do YouTube: IFCE - Campus Juazeiro do Norte

Encontro Pedagógico Semestre 2021.1

última modificação 24/08/2021 11h23
Encontro Pedagógico discente e Seminário de Integração 2021.1
Quando
10/08/2021
de 11h00 até 12h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Cluster Econômico de Inovação - Turismo do Litoral Leste

última modificação 25/08/2021 13h58
Quando
27/08/2021
de 14h30 até 16h30
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Auditório do IFCE Campus de Aracati
Adicionar evento ao calendário
iCal

 Cluster Econômico de Inovação

Reunião dos integrantes e pesquisadores do Programa Clusters Econômicos Litoral Leste, juntamente com representantes do setor público e privado do litoral leste, e representantes do Governo do Estado e equipe.  

A iniciativa agrega ainda os propósitos  do Programa Corredores Digitais, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece),  com objetivo de aumentar a competitividade das empresas e maior desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado do Ceará, possibilitando reforçar o apoio a projetos de empreendedorismo inovador por meio de edital lancaçado recentemente.

O Evento ocorrerá de forma híbrida, sendo presencial para os convidados, no auditório do IFCE campus de Aracati, e transmitido ao vivo pelo canal do campuss de Aracati no Youtube. 

Acompanhe ao vivo no canal do campus no YouTube

 

 

 

IV Roda de conversa da comunidade Surda de Aracati

última modificação 21/09/2021 16h31
Quando
29/09/2021
de 18h00 até 19h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
A IV Roda de conversa da comunidade Surda de Aracati será realizada de forma remota, por meio do canal do campus no Youtube.

Palestras/palestrantes: 
  • Professor Willer Cysne (UNIFOR)  A importância da liderança surda na comunidade surda
  • Maíra do Carmo (Pedagogia Bilíngue UFC/INES): A atuação do terapeuta ocupacional surdo: relato de experiência

professor willer      palestrante maira
Professor Willer                                                     Maíra do Carmo
Mediadores: Profa. Maísa Farias(IFCE/Aracati) e Caio Matheus (ASA/Aracati)
Intérpretes de Libras: Tânia dos Santos (IFCE/Aracati), Emanoel Bruno (IFCE/Maracanaú) e Nádia Ribeiro (IFCE/Fortaleza)
Inscrição: No momento do evento será disponibilizado um link para inscrição.
Apoio: Associação de Surdos de Aracati - ASA e NAPNE Aracati

Live O Marco Temporal e a Luta pela Vida dos Povos Indígenas

última modificação 06/10/2021 16h07
Quando
07/10/2021
de 17h00 até 18h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
No Canal do Youtube do IFCE – Campus Aracati
Adicionar evento ao calendário
iCal
Evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE campus de Aracati. 
A transmissão será realizada por meio do canal do campus no YouTube.
 

Mediadora: Cobra Preta dos Santos Galvão (Maracaty)

Debatedores: 

  verioni-live marco temporal 

Verioni Bastos

Historiadora. Coordenadora do NEABI (IFCE Campus Crato). Latu sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri. Graduada em História; Projeto Patrimônio Cultural e Arquitetônico do Cariri Cearense"; Pós-graduada em Ciências das Religiões e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões - Linha Espiritualidade e Saúde - pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Formação doutoral em Antropologia na École des hautes études en sciences sociales - EHESS-, Paris. Membro da Retomada Kariri.

 

indigena Edson-live marco temporal 

Edson Benites Martins

Indígena povo guarani kaiowá de MS. Acadêmico curso de direito Universidade Estadual de Mato Grosso do SUL (UEMS). Formado em Licenciatura Intercultural Teko Arandu (licenciatura específica para educação escolar indígena) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cursando pós graduação (especialização) em educação escolar indígena e gestão escolar (faculdade Play). Funcionário público efetivo( técnico em biblioteca) lotado em escola indígena.

Jogos Internos Virtuais do IFCE Campus de Aracati

última modificação 21/10/2021 15h50
Quando
01/11/2021 07h00 até 06/11/2021 17h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

JIFCE 2021

O incentivo à prática de atividades desportivas é parte integrante de um plano de ação da Educação Física do Instituto Federal do Ceará – Campus Aracati e busca o desenvolvimento de uma cultura esportiva para a promoção da saúde e educação através do esporte. Nesta perspectiva, a realização do Jogos Internos Virtuais 2021 tem o objetivo de estimular e promover a integração e o Lazer por meio das diferentes práticas e jogos virtuais entre os discentes e a comunidade escolar que compõe o IFCE – Campus Aracati.

  • Confira o regulamento completo aqui
  • Inscrição até 26/10 preenchendo o formulário digital aqui.

Lançamento do Programa 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU

última modificação 21/10/2021 14h59
Quando
22/10/2021
de 14h30 até 17h30
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

IV Semana da Música de Canindé - MUSICAN

última modificação 21/10/2021 15h12
Quando
22/11/2021 até 26/11/2021 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Palestra Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da ONU e Desenvolvimento Regional

última modificação 21/10/2021 15h32
Quando
27/05/2021
de 18h30 até 20h30
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Mostra Novos caminhos para o fazer artístico - Edição 2021

última modificação 21/10/2021 15h55
Quando
23/11/2021 18h00 até 24/11/2021 19h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Concerto - II Prêmio Maestro J. Ratinho

última modificação 21/10/2021 15h57
Quando
25/11/2021
de 19h00 até 20h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Evento de Comemoração dos 10 anos do Curso de C. Biológicas

última modificação 25/10/2021 08h59
Quando
13/10/2021 08h00 até 15/10/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Em comemoração aos 10 anos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus de Acaraú do IFCE, foi realizado um evento on-line que contou com palestras, mesas-redondas e debates com docentes, discentes e egressos, além de minicursos e oficinas de aperfeiçoamento na área. 

A programação contou ainda com quesito cultural, com concurso de fotografia e de logomarca, com premiação aos melhores lugares.

O evento foi uma forma de dar mais visibilidade ainda ao curso do Instituto Federal em Acaraú e fazer um resgate histórico de seus destaques ao longo desta década de existência.

05/11 - Live sobre retomada gradual de atividades presenciais

última modificação 03/11/2021 13h53
Quando
05/11/2021
de 17h00 até 18h30
(America/Fortaleza / UTC-300)
Pessoa de contato
Canal do YouTube
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal
Live para discentes e familiares, conduzida pela gestão e CISSP do campus Juazeiro.
Data: 05 de novembro de 2021
Horário: 17h às 18h30

I Semana de Química Virtual

última modificação 10/11/2021 17h18
Quando
10/11/2021 07h00 até 12/11/2021 18h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

arte I Semana de Quimica Virtual

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Aracati, através da Coordenação de graduação do curso de Licenciatura em Química, sediará, no período de 10 a 12 de novembro de 2021, a I Semana de Química Virtual. O evento tem a proposta de integrar estudantes, professores e profissionais das áreas afins para discutirem e refletirem sobre a temática: Química e Saúde. A Semana de Química é um evento acadêmico-científicocultural que promove o intercâmbio de informações, a divulgação de áreas de atuação dos respectivos profissionais e debates sobre temas atuais da química de interesse da sociedade. Neste ano, mediante a pandemia que ainda assola o país, torna-se, mais do que nunca, necessária a divulgação de temáticas que relacionam a importância da química na área da saúde. Este evento introduz novos debates e reflexões que fomentam o ensino, a pesquisa e a extensão em diversos níveis.

Confira a programação completa com os links de acesso às atividades AQUI

16/11 - Relato de experiência de intercambista do IFCE Internacional

última modificação 16/11/2021 12h09
Quando
16/11/2021
de 19h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O engenheiro ambiental (recém-formado), Wedson Faustino, falará hoje (16), às 19h, sobre sua experiência em Portugal. Ele viajou em fevereiro do ano passado para cursar um semestre acadêmico no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) pelo Programa de Bolsas IFCE Internacional.

Segundo Wedson os conhecimentos adquiridos durante esse período são diferenciais na sua formação, agregando valor no âmbito profissional, acadêmico e pessoal. "Antes do intercâmbio eu tinha algumas expectativas mas após acabar eu vejo que foi muito melhor do que eu podia imaginar", conta.

O evento será realizado pelo Google meet e transmitido pelo canal do YouTube do curso de engenharia ambiental. A apresentação contará com a participação do coordenador do curso de bacharelado em engenharia ambiental, professor Germário Araújo, e da professora Janisi Aragão.

Semana da Informática

última modificação 16/11/2021 15h53
Quando
17/11/2021 19h00 até 19/11/2021 22h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

De 17 a 19 de novembro, o campus de Crato do IFCE realiza a edição 2021 da Semana da Informática, tradicional evento da instituição. Pelo segundo ano seguido, devido à pandemia de Covid-19, o evento acontece online. A programação da Seinfo conta com minicursos, palestras, mesas redondas e lançamento de livro, além de um concurso de trabalhos de conclusão de curso.

As inscrições estão abertas até esta terça (16), pelo site even3.com.br/seinfo2021crato.

A programação começa às 19h desta quarta (17), com a abertura do evento, lançamento do livro "FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Estudos de Caso com o Simulador CompSim", publicado pelo professor Guilherme Esmeraldo, e uma mesa redonda sobre "A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta".

As atividades da Seinfo seguem na quinta (18) e na sexta-feira (19), com os minicursos gratuitos. O encerramento será realizado também na sexta, a partir das 19h, com a divulgação do resultado do concurso de TCC, relato de experiências de estudantes egressos e egressas e apresentação cultural do estudante Adaumi Alex, da graduação em Sistemas de Informação.