Você está aqui: Página Inicial > Eventos
conteúdo

Eventos

última modificação 19/01/2016 15h39

Supervisão de Estágio em Serviço Social

última modificação 06/06/2016 23h04
Reflexões do cotidiano na contemporaneidade
Quando
08/06/2016
de 14h00 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
IFCE Unidade Areias
Pessoa de contato
Telefone de contato
88-3582.1000
Participantes
Maria Auxiliadora de Araújo
Adicionar evento ao calendário
iCal

Acesse aqui o banner do evento.

Cerimônia de conclusão dos cursos técnicos 2015.2 - 06/07

última modificação 06/07/2016 13h41
Quando
06/07/2016
de 19h00 até 22h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório do Campus Canindé
Adicionar evento ao calendário
iCal

Colação de grau 2015.2 - 07/07

última modificação 06/07/2016 13h41
Quando
07/07/2016
de 19h00 até 22h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório do campus Canindé
Adicionar evento ao calendário
iCal

Curso de Extensão: “FERRAMENTAS ÁGEIS E CRIATIVAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE”

última modificação 07/02/2017 11h31
Quando
12/07/2016 08h00 até 23/08/2016 17h30 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Polo de Inovação Fortaleza
Adicionar evento ao calendário
iCal

Curso de Extensão: “FERRAMENTAS ÁGEIS E CRIATIVAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE”

Objetivos específicos do curso:

 - Alinhar metodologias de vanguarda e de alto valor agregado para estimular nos participantes as principais características identificadas como essenciais para a formação de uma cartela de projetos de excelência pelo Polo de Inovação, quais sejam, criatividade, agilidade, empatia, identificação de tendências e soluções inteligentes.

- Conhecer a NASA’s Technology Readiness Levels, cuja definição estabelece os parâmetros de estadiamento adotados pelo Polo de Inovação sobre as etapas do processo de desenvolvimento de uma tecnologia, e que são requisitos na elaboração e submissão de cada novo projeto.

 - Aplicar o Design Thinking e Trends Insights como ferramentas voltadas às particularidades na concepção de novos produtos, processos e serviços, com ênfase para inovação, empatia e potencial de impacto no mercado.

- Usar o Visual Thinking como elemento associado à metodologia de concepção de projetos, a partir das concepções desenvolvidas, de modo a elaborar documentos mais consistentes e capazes de refletir com fidelidade toda a prospecção de ações e investimentos necessários, bem como sincronizar ações em cronogramas e resultados em métricas.

- Planejar o modelo de negócio a partir do Canvas Business Model, de tal modo que fiquem claras as relações entre entrega de valor, parceiros, clientes e aporte de recursos para o projeto.

 

Serão ofertadas o total de 20 vagas, sendo 04 vagas para a comunidade externa e 16 vagas para a comunidade interna.

 Poderão candidatar-se para as vagas: 

- Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do IFCE que desenvolvam ou tenham desenvolvido atividades de pesquisa inseridas em contexto de P&D e de inovação nas áreas de atuação do Polo de Inovação Fortaleza, a saber: sistemas embarcados e mobilidade digital.

- Profissionais ligados ao setor produtivo industrial que trabalhem na área de P&D e Inovação.

- Comunidade.

 

 Cada candidato deverá efetivar sua inscrição através do preenchimento de formulário no link http://bit.ly/POLOIFCE, no período de 06/07/2016 a 11/07/2016.

Palestra "Como proteger suas ideias através das Patentes e Registros"

última modificação 07/02/2017 11h31
Quando
03/08/2016
de 17h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório da PROGEP, campus Fortaleza
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Polo EMBRAPII de Inovação Fortaleza - IFCE e Grupo de estudos INTELECTUS convidam para a palestra "Como proteger suas ideias através das Patentes e Registros".

Palestrante: Luís André Domingos

Audiência Pública para novos cursos - 18/08

última modificação 11/08/2016 10h47
Quando
18/08/2016
de 13h30 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório do campus Canindé
Adicionar evento ao calendário
iCal

IV Batizado e Troca de Cordas da Capoeira - 26/08

última modificação 23/08/2016 12h35
Quando
26/08/2016 19h00 até 28/08/2016 22h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Educação Física em Ação - 31/08 e 01/09

última modificação 24/08/2016 11h00
Quando
31/08/2016 18h00 até 01/09/2016 00h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

III Semana da Biologia

última modificação 12/09/2016 16h05
Quando
29/08/2016 00h00 até 01/09/2016 00h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

Votação para diretor-geral e Reitor

última modificação 12/09/2016 16h23
Quando
14/09/2016
de 09h00 até 20h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

Turismo sem Barreiras: uma viagem com destino à inclusão - 27/09

última modificação 21/09/2016 11h08
Quando
27/09/2016
de 08h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Chamada da lista de espera Sisu 2016.2 - 27/09 e 28/09

última modificação 21/09/2016 11h13
Quando
27/09/2016 09h00 até 28/09/2016 17h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Universo IFCE

última modificação 22/03/2017 12h48
O que
universoifce2016
ifcetabuleiro
IFCE
Quando
24/10/2017 07h30 até 26/10/2017 21h30 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
IFCE - campus de Tabuleiro do Norte
Adicionar evento ao calendário
iCal

Primeiro Batizado de Capoeira - Projeto Criançarte

última modificação 07/10/2016 11h35
Quando
14/10/2016
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A programação contará com apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o projeto de extensão Criançarte, apresentações culturais e realização da cerimônia de batizado de capoeira. Evento aberto ao público.

O Criançarte beneficia crianças de 5 a 11 anos. Entre as atividades, além das aulas de capoeira, é feita a musicalização própria da capoeira, com canto e toque dos instrumentos, como o berimbau e o pandeiro, além da contação de histórias e aprendizagem de outras manifestações artísticas afro-brasileiras, como o maculelê, samba de roda entre outras.

25/10 - Semana do Livro e da Biblioteca (II SELIB)

última modificação 15/03/2018 09h52
Segunda edição da Semana do Livro e da Biblioteca do campus de Crateús
O que
semana do livro e da biblioteca
II SELIB
Campus de Crateús
Quando
25/10/2016 08h30 até 26/10/2016 21h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus de Crateús
Pessoa de contato
Josilene de Araújo Ribeiro; Terezinha Pereira Aguiar
Telefone de contato
3692-2864 ramal 226
Adicionar evento ao calendário
iCal

 

Breve histórico do evento 
• A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. Segundo o decreto, nessa semana, atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país.

 DECRETO:

Art. 1º. Fica instituída a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com início a 23 de outubro e término a 29 do mesmo mês, data esta consagrada como o “Dia Nacional do Livro”, pela Lei 5.191, de 18 de dezembro de 1966. 
Art. 2º. Os festejos e comemorações, de caráter cultural e popular, deverão ser levados a efeito em todo o território nacional.

 • A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento. Difundir e divulgar lançamentos de livros dos autores da Instituição IFCE-Crateús (professores e estudantes) tendo a biblioteca como espaço de democratização para este evento. Bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Dia 25/10 – Terça

08:30 às 11:00 - Abertura - Local: auditório
Mesa redonda - Arte, Literatura e Educação: diálogos possíveis
• Jacqueline Peixoto (Prof(a). do IFCE );
• Karla Gomes (Prof(a). do IFCE );
• Wellington Costa (Prof. do IFCE);
• Edvanio Barbosa (Estudante do Curso de Letras do campus Crateús)

 

19:00 às 20:00 - Local: no hall de entrada do auditório
Lançamento de livros e presença dos autores para uma
roda de conversa e autógrafos.
• Emílio Pontes – Livro: Seca e convivência com o semiárido: adaptação ao meio e
patrimonialização da Caatinga no Nordeste brasileiro.
• Rodrigo Santaella – Livro : Intelectuais em movimento: o grupo Comuna e a
construção da hegemonia antineoliberal na Bolívia.
• Edvanio Barbosa: Livro: As texturas da Lua.

 

 

 Dia 26/10 - Quarta

08:30 às 11:00 - Local: auditório
Diálogos com escritores
• Escritor: Lucas Evangelista (Cordelista e Mestre da Cultura Popular)
• Falando sobre Gerardo Mello Mourão - Vilmar de Souza (Prof. do IFCE)


19:00 às 20:30 - Local: auditório
Mesa redonda - Educação e Diversidade
• Regina Coele (Prof(a) da Faculdade de Educação de Crateús FAEC/UECE)
• Ailton Lopes (Bancário, professor e militante sindical e pela diversidade sexual)

Entrega da placa em homenagem, in memoriam, a Luís Palhano

20:30 às 21:00- Local: biblioteca
Descerramento de placa da biblioteca do IFCE campus de Crateús

I Encontro de Avaliação Docente

última modificação 19/10/2016 18h55
Quando
19/10/2016
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Auditório - Campus Acaraú
Participantes
Docentes e técnicos do Ensino do campus.
Adicionar evento ao calendário
iCal

Encontro de avaliação do final do semestre 2016.1, organizado pelo Departamento de Ensino, por meio da Coordenação Técnico-Pedagógica.

Encontro Pedagógico 2016.2 - 16/11

última modificação 22/11/2016 12h08
Quando
16/11/2016
de 08h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Recepção dos alunos novatos - 21/11

última modificação 22/11/2016 12h09
Quando
21/11/2016
de 08h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Brinca Criança - 10/12

última modificação 22/11/2016 12h10
Quando
10/12/2016
de 08h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Praça da Melada
Adicionar evento ao calendário
iCal

Universo IFCE - 14/12

última modificação 22/11/2016 12h12
Quando
14/12/2016
de 08h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

29/11 - Universo IFCE/SEMIC

última modificação 16/03/2018 11h29
Universo IFCE e Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus de Crateús
O que
universo ifce 2016
campus de crateús
Semana de Iniciação Científica do IFCE
Quando
29/11/2016 18h30 até 30/11/2016 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus de Crateús
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Universo IFCE tem por objetivo ampliar o conhecimento da sociedade local acerca das ações desenvolvidas pela instituição. Voltado especialmente para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, o “Universo IFCE” apresentará, a nível local, os cursos técnicos e de graduação ofertados pelo campus, projetos de pesquisa e extensão com grande potencial de despertar o interesse dos visitantes, além de atrações culturais e científicas.

A SEMIC – Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE é promovida anualmente e faz parte das atividades do Universo IFCE. É obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr), de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI, sendo facultativa aos demais alunos de graduação e ensino médio profissionalizante do IFCE envolvidos em projetos de pesquisa ou inovação. Este evento tem como objetivo acompanhar e avaliar o trabalho do bolsista conforme as normas internas e das instituições de fomento nacionais (IFCE, CNPq, FUNCAP), funcionando ainda como espaço para a divulgação dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE. Conta com a participação de estudantes de graduação e técnicos, possibilitando a troca de experiências e atualização de informações. O evento contará com palestras, minicursos e comunicações orais.


PROGRAMAÇÃO

 

29/11

ABERTURA

18:30 – Apresentação cultural: Aproximações poéticas (Professora Karla Gomes)

19:00 - Palestra: Perspectivas e desafios da educação na nova conjectura político-econômica (Elenilce Gomes de Oliveira – Diretora de Assuntos Estudantis IFCE). (ABERTA AO PÚBLICO).

 

30/11

           MINICURSOS          

Público-alvo: Livre
Período de Inscrições: 21 a 28 de Novembro

1.Amostragem e preparo de amostras para análise de solo
Ministrante: Professor Emanuel Dias Freitas
Vagas: 15
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Laboratório de solos

Resumo:
A amostragem para fins de fertilidade e caracterização física dos solo é uma das etapas mais críticas do processo produtivo. Uma amostra mal coletada não revela, pelo seu aspecto, se é ou não representativa da área amostrada. O laboratório não corrige erro de amostragem, nesse caso, serão obtidos valores inexatos e, a partir dai, ocorrerão erros na correção e/ou adubação do solo, acarretado em prejuízos econômicos e ambientais. Deste modo, o objetivo do minicurso é preparar profissionais das ciências agrárias para realizar a coleta e preparo de amostras de solos para fins de análises físicas e de fertilidade.
Obs: 
Levar água para consumo próprio e vestimentas adequadas para exposição ao sol (aula de campo).

 

2.Negros protagonistas da história (oficina, documentários, palestras)
Ministrantes: Professores Antônio Avelar Macedo Neri e Antônia Karla Bezerra Gomes
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 01

Resumo: 
Promover um minicurso que possibilite conhecer, desconstruir e ressignificar fatos históricos, onde os negros sejam reconhecidos como protagonistas da história; confeccionar artesanato afro, como valorização e reconhecimento da arte afro-brasileira. A proposta metodológica será desenvolvida através de estudo de textos, vídeo, oficinas e confecção de artesanato, onde o(a) cursista poderá levar o material adquirido e confeccionado para outros espaços ou utilização como objeto pessoal.


 

3.Diversidade linguística e identidade dialetal: o falar cearense em três obras literárias. 

Ministrante: Professor Expedito Wellington Chaves Costa


Vagas: 20
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 02

Resumo:
A língua é, hoje, reconhecida como um instrumento de interação social, empregado pelos sujeitos com o objetivo primordial de transmitir informações diversas entre interlocutores e contextos reais. Logo, ela representa a vida em sociedade. Sendo assim, é estratificada e se realiza em variações, conforme as dimensões do emissor, do receptor e da situação comunicativa. Com essa compreensão, o minicurso ora proposto abordará a importância cultural do falar cearense e a formação da identidade dialetal desse povo, a partir de expressões presentes em três obras literárias: "Dona Guidinha do Poço", "O Quinze" e "Janeiro é um mês que não sossega".

 


4.Perfumes: A Química produz o cheiro dos lucros.
Ministrante: Professor  Alexandre Carreira da Cruz Sousa 

Vagas: 25
Duração: 04 horas (07:45 – 11:45)
Local de realização: Sala 03

Resumo:
Segundo dados do IBGE, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos responde por 1,8% do PIB brasileiro. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, no consumo mundial. Nesse sentido, o Minicurso "Perfumes: A Química respira o cheiro dos lucros" promoverá um passeio desde a origem histórica dos perfumes até suas metodologias atuais de produção, bem como sua aplicação na geração de renda e perspectivas de lucros.

 


5.Vetores e grandezas vetoriais.
Ministrante Professor Vagner Henrique Loiola Bessa
 

Vetores e grandezas vetoriais
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 04

Resumo: 
O estudo dos fenômenos naturais pela física tem, como sua base, o uso de grandezas de caráter vetorial, além disso, os vetores desempenham um papel importante em física, meteorologia, engenharia, economia, dentre outras áreas da ciência. Os vetores são entidades matemáticas, comumente, representados por segmentos de reta orientado, cujos componentes dependem do espaço vetorial escolhido. Neste minicurso estudaremos os vetores no espaço euclidiano, que é o espaço real em três dimensões.



6.Matemática e os temas transversais: construindo saberes científicos a partir do cotidiano.

Ministrantes: Alunos, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri

-Público alvo alunos do 9º ano das escolas municipais.


Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)
Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45)
Local: Laboratório de Matemática

Resumo:  
Após experiência exitosa no estágio de regência em formato de minicurso itinerante, para os estudantes dos 9° ano das escolas públicas. Os acadêmicos do curso de matemática sob a orientação do professor Avelar Macedo, farão uma retrospectiva do minicurso, atendendo 35 alunos em cada turno, contemplando, assim, duas turmas distintas. Nosso objetivo é facilitar o conhecimento cognitivo nos conteúdos basilares matemáticos do ensino fundamental, a partir das experiências cotidianas, lúdicas e desafiadoras; promovendo alinhamento ao conhecimento científico.

 

 

7.Experiências exitosas do PIBID nas escolas Gaspar Dutra, Lourenço Filho e Lions Club.
Ministrantes: Alunos do PIBID, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri 

Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)

Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45)
Local: Sala 05

Resumo: 
Apresentação das práticas exitosas dos alunos pibidianos, sob a coordenação de área dos professores Avelar Macedo e Elano Caio e supervisão dos professores: Viviane Vasconcelos, Junior e Josirene. As experiências serão apresentadas em formato de oficinas práticas e os conteúdos abordados são os basilares e necessários para a formação em nível médio. O minicurso atenderá até 35 cursistas por turno, podendo contemplar alunos de nível médio, superior, professores e interessados em aprendizagens matemática, a partir de práticas inovadoras de ensino.



8. Soluções de equações algébricas: da pré-história aos dias de hoje. 

Ministrante Professor João Luiz Batista de Melo Júnior

Vagas: 35

Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)

Local: Sala 01


Resumo:
A história da humanidade nos mostra que a evolução dos métodos de se estudar as resoluções de equações algébricas ocorreu concomitantemente ao crescimento do nível científico matemático mundial. Neste minicurso, veremos como e em que aspecto essa evolução ocorreu. Também veremos o que a sociedade matemática estuda atualmente sobre o tema.

 

9.Uma aplicação da Física experimental: Laboratório sem roteiro.
Ministrante Professora Ívina Carlos de Assis Santos

Vagas: 20

Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)

Local: Sala 06 e Laboratório de Física


Resumo: 
Apresentaremos uma metodologia para trabalhar práticas em laboratório de temas e tópicos abordados nas disciplinas de Física de uma forma pouco convencional. Ao invés de utilizarmos um roteiro padronizado e pronto, colocamos um desafio no quadro e na bancada disponibilizamos os equipamentos necessários para resolver o desafio. Para tal, o aluno terá que pensar em meios e métodos e, ao professor, cabe orientar para que o objetivo seja atingido. Como pré-requisito, o curso é iniciado com algumas explicações sobre medidas e incertezas e como elaborar um relatório e em seguida propõe-se o desafio com uma das práticas apresentadas no guia do professor. Os resultados obtidos nas experiências devem ser apresentados sob a forma de um relatório. Não há uma forma rígida de se redigir um relatório, mas espera-se que ele contenha, pelo menos: título da experiência, autores, fundamentação teórica, objetivos da experiência materiais utilizados, parte experimental, discussão e conclusões. Espera-se colaborar para o desenvolvimento criativo do aluno e contribuir com metodologias alternativas de ensino.

 

10.Manejo reprodutivo de pequenos ruminantes.
 Ministrante Professor Francisco Carlos de Sousa 

Vagas: 35

Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)

Local: Sala 02
 

Resumo:
A caprinovinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro. Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. Nesse contexto, melhorias no manejo reprodutivo e no melhoramento genético constituem etapas fundamentais para a expansão dessa atividade de forma competitiva. O manejo reprodutivo é o conjunto de medidas voltadas para a melhoria do desempenho zootécnico e econômico do rebanho. Esta ferramenta visa organizar a produtividade do rebanho e, para isso, são necessárias técnicas que permitam a utilização racional dos animais. Seguindo esta premissa, a compreensão das etapas do manejo reprodutivo de pequenos ruminantes é de fundamental importância para uma adequada condução e desenvolvimento eficaz para que ocorra o crescimento do rebanho. Neste sentido, o presente minicurso tem por objetivo proporcionar maior conhecimento a respeito do manejo reprodutivo de caprinos e ovinos, abordando aspectos desde a aquisição de reprodutores e matrizes até o manejo das crias durante a puberdade e maturidade sexual.


11. Cálculos químicos: quando Química e Matemática reagem
Professor: Sebastião Júnior Teixeira Vasconcelos 

Vagas: 35

Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 03


Resumo:
A Matemática oferece ferramentas extremamente úteis para todos os ramos da ciência. Na Química não é diferente. Mas se você é daqueles que pensam que a Matemática na Química se resume apenas aos balanceamentos de equações e cálculos estequiométricos, você irá se surpreender muito com este minicurso.
Obs: Pré-requisito do curso: Trazer uma calculadora científica.

 


12. INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: SUA DIMENSÃO EXPERIENCIAL COMO APORTE INVESTIGATIVO DO USO DA LINGUGEM EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS
Professor: Vilmar Ferreira de Souza


Vagas: 30
Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 04

 

Resumo:
O objetivo desse minicurso é apresentar a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), conforme elaborada por Halliday e Matthiessen (2014) e seus colaboradores, como um instrumento de descrição e interpretação linguísticas. Para isso, em um primeiro momento, o foco incidirá sobre os seus conceitos fundadores e sua natureza tripartite; em seguida, o foco será a sua porção experiencial da dimensão ideacionale, por último, será apresentada como essa dimensão da GSF tem sido usada para investigar vários fenômenos linguísticos, em vários contextos de usos reais da língua, como, por exemplo: a) relações de poder no discurso político de Padre Cícero (DE SOUZA, 2011a), preconceito linguístico contra a comunidade transexual (SILVA JR & DE SOUZA, no prelo); representações de atores sociais na literatura (BARBOSA &DE SOUZA, 2016) e relações de poder no discurso político do presidente Temer (SILVA & DE SOUZA, 2016).

 


13.O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DO DISCURSO
Professor: Michael Viana Peixoto

Vagas: 30
Duração: 04 horas (07:45 – 11:45)
Local: Sala 06

 

Resumo:
O minicurso terá o objetivo de fornecer aparatos metodológicos para otimização das aulas de língua portuguesa para turmas de ensino fundamental e médio a partir da utilização dos gêneros do discurso, no sentido de obter maior rendimento em seu uso cotidiano. Serão apresentadas estratégias metodológicas para o professor utilizar os gêneros para melhorar a competência comunicativa do aluno, no que se refere a uma eficiência tanto na leitura quanto na escrita.

 

 

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS CRATEÚS
UNIVERSO IFCE – 2016 - Programação de Apresentações - Modalidade COMUNICAÇÃO ORAL (30/11/2016)
Local: Bloco Didático

 

Área: Ciências Agrárias
Coordenadores: José Aglodualdo Holanda Cavalcante Júnior, Francisco Carlos de Sousa e Liandro Torres Beserra.
Local: Sala 07

Horário da ApresentaçãoNome                     Título do Trabalho
07:40 Antonia Dayany Gomes da Silva Mobilidade Acadêmica Internacional No Instituto Politécnico De Bragança: Programa de Bolsas IFCE Internacional
08:00 Janailton Martins Chaves Técnica de Economia de Água e Uso de Biofertilizante Bovino no Cultivo De Hortaliças
08:20 Zaqueu Ferreira Rodrigues Levantamento dos Artrópodes existentes em Pastagens na Região de Crateús no Ceará
08:40 Maria Jeisa Gaulberto De Sousa Técnica de Economia de Água e Uso de Biofertilizante Bovino no Cultivo De Hortaliças

 

Área: Licenciaturas – Física, Letras e Matemática.
Coordenadores: Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Raimundo Nonato Lima Júnior, José Roberto Brito.
Local: Sala 09

 Horário da ApresentaçãoNomeTítulo do Trabalho
07:40 Francisco Luan Santos Machado Efeitos da exposição ocupacional ao benzeno no sistema auditivo de frentistas do município de Crateús/CE.
08:00

Antonio Soares da Silva Júnior

Escolhas Léxico-Gramaticais do Preconceito durante o ENEM 2015 na voz das mulheres transexuais à luz da ACD e GSF.
08:20 Fernanda Miranda Bonfim O Ensino de Física para a nova geração: Uso de Tecnologias e Inovações Pedagógicas.
08:40 Antonia Dália Chagas Gomes O Estágio curricular em Matemática: Possibilidade e contribuições na formação inicial docente.
09:00 Cândida Ferreira Neta Geometria Espacial: do Cotidiano a sala de aula.
09:20 Francisco Elenilton Oliveira Paiva O uso do Geogebra nas aulas de Matemática.

29/11 - Universo IFCE/SEMIC

última modificação 16/03/2018 12h14
Universo IFCE e Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus de Crateús
O que
universo ifce 2016
campus de crateús
Semana de Iniciação Científica do IFCE
Quando
29/11/2016 18h30 até 30/11/2016 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus de Crateús
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Universo IFCE tem por objetivo ampliar o conhecimento da sociedade local acerca das ações desenvolvidas pela instituição. Voltado especialmente para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, o “Universo IFCE” apresentará, a nível local, os cursos técnicos e de graduação ofertados pelo campus, projetos de pesquisa e extensão com grande potencial de despertar o interesse dos visitantes, além de atrações culturais e científicas.

A SEMIC – Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE é promovida anualmente e faz parte das atividades do Universo IFCE. É obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr), de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI, sendo facultativa aos demais alunos de graduação e ensino médio profissionalizante do IFCE envolvidos em projetos de pesquisa ou inovação. Este evento tem como objetivo acompanhar e avaliar o trabalho do bolsista conforme as normas internas e das instituições de fomento nacionais (IFCE, CNPq, FUNCAP), funcionando ainda como espaço para a divulgação dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE. Conta com a participação de estudantes de graduação e técnicos, possibilitando a troca de experiências e atualização de informações. O evento contará com palestras, minicursos e comunicações orais.


PROGRAMAÇÃO

 

29/11

ABERTURA

18:30 – Apresentação cultural: Aproximações poéticas (Professora Karla Gomes)

19:00 - Palestra: Perspectivas e desafios da educação na nova conjectura político-econômica (Elenilce Gomes de Oliveira – Diretora de Assuntos Estudantis IFCE). (ABERTA AO PÚBLICO).

 

30/11

           MINICURSOS          

Público-alvo: Livre
Período de Inscrições: 21 a 28 de Novembro

1.Amostragem e preparo de amostras para análise de solo
Ministrante: Professor Emanuel Dias Freitas
Vagas: 15
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Laboratório de solos

Resumo:
A amostragem para fins de fertilidade e caracterização física dos solo é uma das etapas mais críticas do processo produtivo. Uma amostra mal coletada não revela, pelo seu aspecto, se é ou não representativa da área amostrada. O laboratório não corrige erro de amostragem, nesse caso, serão obtidos valores inexatos e, a partir dai, ocorrerão erros na correção e/ou adubação do solo, acarretado em prejuízos econômicos e ambientais. Deste modo, o objetivo do minicurso é preparar profissionais das ciências agrárias para realizar a coleta e preparo de amostras de solos para fins de análises físicas e de fertilidade.
Obs: 
Levar água para consumo próprio e vestimentas adequadas para exposição ao sol (aula de campo).

 

2.Negros protagonistas da história (oficina, documentários, palestras)
Ministrantes: Professores Antônio Avelar Macedo Neri e Antônia Karla Bezerra Gomes
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 01

Resumo: 
Promover um minicurso que possibilite conhecer, desconstruir e ressignificar fatos históricos, onde os negros sejam reconhecidos como protagonistas da história; confeccionar artesanato afro, como valorização e reconhecimento da arte afro-brasileira. A proposta metodológica será desenvolvida através de estudo de textos, vídeo, oficinas e confecção de artesanato, onde o(a) cursista poderá levar o material adquirido e confeccionado para outros espaços ou utilização como objeto pessoal.


 

3.Diversidade linguística e identidade dialetal: o falar cearense em três obras literárias. 

Ministrante: Professor Expedito Wellington Chaves Costa


Vagas: 20
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 02

Resumo:
A língua é, hoje, reconhecida como um instrumento de interação social, empregado pelos sujeitos com o objetivo primordial de transmitir informações diversas entre interlocutores e contextos reais. Logo, ela representa a vida em sociedade. Sendo assim, é estratificada e se realiza em variações, conforme as dimensões do emissor, do receptor e da situação comunicativa. Com essa compreensão, o minicurso ora proposto abordará a importância cultural do falar cearense e a formação da identidade dialetal desse povo, a partir de expressões presentes em três obras literárias: "Dona Guidinha do Poço", "O Quinze" e "Janeiro é um mês que não sossega".

 


4.Perfumes: A Química produz o cheiro dos lucros.
Ministrante: Professor  Alexandre Carreira da Cruz Sousa 

Vagas: 25
Duração: 04 horas (07:45 – 11:45)
Local de realização: Sala 03

Resumo:
Segundo dados do IBGE, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos responde por 1,8% do PIB brasileiro. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, no consumo mundial. Nesse sentido, o Minicurso "Perfumes: A Química respira o cheiro dos lucros" promoverá um passeio desde a origem histórica dos perfumes até suas metodologias atuais de produção, bem como sua aplicação na geração de renda e perspectivas de lucros.

 


5.Vetores e grandezas vetoriais.
Ministrante Professor Vagner Henrique Loiola Bessa
 

Vetores e grandezas vetoriais
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 04

Resumo: 
O estudo dos fenômenos naturais pela física tem, como sua base, o uso de grandezas de caráter vetorial, além disso, os vetores desempenham um papel importante em física, meteorologia, engenharia, economia, dentre outras áreas da ciência. Os vetores são entidades matemáticas, comumente, representados por segmentos de reta orientado, cujos componentes dependem do espaço vetorial escolhido. Neste minicurso estudaremos os vetores no espaço euclidiano, que é o espaço real em três dimensões.



6.Matemática e os temas transversais: construindo saberes científicos a partir do cotidiano.

Ministrantes: Alunos, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri

-Público alvo alunos do 9º ano das escolas municipais.


Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)
Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45)
Local: Laboratório de Matemática

Resumo:  
Após experiência exitosa no estágio de regência em formato de minicurso itinerante, para os estudantes dos 9° ano das escolas públicas. Os acadêmicos do curso de matemática sob a orientação do professor Avelar Macedo, farão uma retrospectiva do minicurso, atendendo 35 alunos em cada turno, contemplando, assim, duas turmas distintas. Nosso objetivo é facilitar o conhecimento cognitivo nos conteúdos basilares matemáticos do ensino fundamental, a partir das experiências cotidianas, lúdicas e desafiadoras; promovendo alinhamento ao conhecimento científico.

 

 

7.Experiências exitosas do PIBID nas escolas Gaspar Dutra, Lourenço Filho e Lions Club.
Ministrantes: Alunos do PIBID, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri 

Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)

Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45)
Local: Sala 05

Resumo: 
Apresentação das práticas exitosas dos alunos pibidianos, sob a coordenação de área dos professores Avelar Macedo e Elano Caio e supervisão dos professores: Viviane Vasconcelos, Junior e Josirene. As experiências serão apresentadas em formato de oficinas práticas e os conteúdos abordados são os basilares e necessários para a formação em nível médio. O minicurso atenderá até 35 cursistas por turno, podendo contemplar alunos de nível médio, superior, professores e interessados em aprendizagens matemática, a partir de práticas inovadoras de ensino.



8. Soluções de equações algébricas: da pré-história aos dias de hoje. 

Ministrante Professor João Luiz Batista de Melo Júnior

Vagas: 35

Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)

Local: Sala 01


Resumo:
A história da humanidade nos mostra que a evolução dos métodos de se estudar as resoluções de equações algébricas ocorreu concomitantemente ao crescimento do nível científico matemático mundial. Neste minicurso, veremos como e em que aspecto essa evolução ocorreu. Também veremos o que a sociedade matemática estuda atualmente sobre o tema.

 

9.Uma aplicação da Física experimental: Laboratório sem roteiro.
Ministrante Professora Ívina Carlos de Assis Santos

Vagas: 20

Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)

Local: Sala 06 e Laboratório de Física


Resumo: 
Apresentaremos uma metodologia para trabalhar práticas em laboratório de temas e tópicos abordados nas disciplinas de Física de uma forma pouco convencional. Ao invés de utilizarmos um roteiro padronizado e pronto, colocamos um desafio no quadro e na bancada disponibilizamos os equipamentos necessários para resolver o desafio. Para tal, o aluno terá que pensar em meios e métodos e, ao professor, cabe orientar para que o objetivo seja atingido. Como pré-requisito, o curso é iniciado com algumas explicações sobre medidas e incertezas e como elaborar um relatório e em seguida propõe-se o desafio com uma das práticas apresentadas no guia do professor. Os resultados obtidos nas experiências devem ser apresentados sob a forma de um relatório. Não há uma forma rígida de se redigir um relatório, mas espera-se que ele contenha, pelo menos: título da experiência, autores, fundamentação teórica, objetivos da experiência materiais utilizados, parte experimental, discussão e conclusões. Espera-se colaborar para o desenvolvimento criativo do aluno e contribuir com metodologias alternativas de ensino.

 

10.Manejo reprodutivo de pequenos ruminantes.
 Ministrante Professor Francisco Carlos de Sousa 

Vagas: 35

Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)

Local: Sala 02
 

Resumo:
A caprinovinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro. Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. Nesse contexto, melhorias no manejo reprodutivo e no melhoramento genético constituem etapas fundamentais para a expansão dessa atividade de forma competitiva. O manejo reprodutivo é o conjunto de medidas voltadas para a melhoria do desempenho zootécnico e econômico do rebanho. Esta ferramenta visa organizar a produtividade do rebanho e, para isso, são necessárias técnicas que permitam a utilização racional dos animais. Seguindo esta premissa, a compreensão das etapas do manejo reprodutivo de pequenos ruminantes é de fundamental importância para uma adequada condução e desenvolvimento eficaz para que ocorra o crescimento do rebanho. Neste sentido, o presente minicurso tem por objetivo proporcionar maior conhecimento a respeito do manejo reprodutivo de caprinos e ovinos, abordando aspectos desde a aquisição de reprodutores e matrizes até o manejo das crias durante a puberdade e maturidade sexual.


11. Cálculos químicos: quando Química e Matemática reagem
Professor: Sebastião Júnior Teixeira Vasconcelos 

Vagas: 35

Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 03


Resumo:
A Matemática oferece ferramentas extremamente úteis para todos os ramos da ciência. Na Química não é diferente. Mas se você é daqueles que pensam que a Matemática na Química se resume apenas aos balanceamentos de equações e cálculos estequiométricos, você irá se surpreender muito com este minicurso.
Obs: Pré-requisito do curso: Trazer uma calculadora científica.

 


12. INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: SUA DIMENSÃO EXPERIENCIAL COMO APORTE INVESTIGATIVO DO USO DA LINGUGEM EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS
Professor: Vilmar Ferreira de Souza


Vagas: 30
Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 04

 

Resumo:
O objetivo desse minicurso é apresentar a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), conforme elaborada por Halliday e Matthiessen (2014) e seus colaboradores, como um instrumento de descrição e interpretação linguísticas. Para isso, em um primeiro momento, o foco incidirá sobre os seus conceitos fundadores e sua natureza tripartite; em seguida, o foco será a sua porção experiencial da dimensão ideacionale, por último, será apresentada como essa dimensão da GSF tem sido usada para investigar vários fenômenos linguísticos, em vários contextos de usos reais da língua, como, por exemplo: a) relações de poder no discurso político de Padre Cícero (DE SOUZA, 2011a), preconceito linguístico contra a comunidade transexual (SILVA JR & DE SOUZA, no prelo); representações de atores sociais na literatura (BARBOSA &DE SOUZA, 2016) e relações de poder no discurso político do presidente Temer (SILVA & DE SOUZA, 2016).

 


13.O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DO DISCURSO
Professor: Michael Viana Peixoto

Vagas: 30
Duração: 04 horas (07:45 – 11:45)
Local: Sala 06

 

Resumo:
O minicurso terá o objetivo de fornecer aparatos metodológicos para otimização das aulas de língua portuguesa para turmas de ensino fundamental e médio a partir da utilização dos gêneros do discurso, no sentido de obter maior rendimento em seu uso cotidiano. Serão apresentadas estratégias metodológicas para o professor utilizar os gêneros para melhorar a competência comunicativa do aluno, no que se refere a uma eficiência tanto na leitura quanto na escrita.

 

 

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS CRATEÚS
UNIVERSO IFCE – 2016 - Programação de Apresentações - Modalidade COMUNICAÇÃO ORAL (30/11/2016)
Local: Bloco Didático

 

Área: Ciências Agrárias
Coordenadores: José Aglodualdo Holanda Cavalcante Júnior, Francisco Carlos de Sousa e Liandro Torres Beserra.
Local: Sala 07

Horário da ApresentaçãoNome                     Título do Trabalho
07:40 Antonia Dayany Gomes da Silva Mobilidade Acadêmica Internacional No Instituto Politécnico De Bragança: Programa de Bolsas IFCE Internacional
08:00 Janailton Martins Chaves Técnica de Economia de Água e Uso de Biofertilizante Bovino no Cultivo De Hortaliças
08:20 Zaqueu Ferreira Rodrigues Levantamento dos Artrópodes existentes em Pastagens na Região de Crateús no Ceará
08:40 Maria Jeisa Gaulberto De Sousa Técnica de Economia de Água e Uso de Biofertilizante Bovino no Cultivo De Hortaliças

 

Área: Licenciaturas – Física, Letras e Matemática.
Coordenadores: Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Raimundo Nonato Lima Júnior, José Roberto Brito.
Local: Sala 09

 Horário da ApresentaçãoNomeTítulo do Trabalho
07:40 Francisco Luan Santos Machado Efeitos da exposição ocupacional ao benzeno no sistema auditivo de frentistas do município de Crateús/CE.
08:00

Antonio Soares da Silva Júnior

Escolhas Léxico-Gramaticais do Preconceito durante o ENEM 2015 na voz das mulheres transexuais à luz da ACD e GSF.
08:20 Fernanda Miranda Bonfim O Ensino de Física para a nova geração: Uso de Tecnologias e Inovações Pedagógicas.
08:40 Antonia Dália Chagas Gomes O Estágio curricular em Matemática: Possibilidade e contribuições na formação inicial docente.
09:00 Cândida Ferreira Neta Geometria Espacial: do Cotidiano a sala de aula.
09:20 Francisco Elenilton Oliveira Paiva O uso do Geogebra nas aulas de Matemática.

Projeto Pedagógico Institucional - PPI

última modificação 01/06/2017 11h04
IV Fórum de discussões sobre o PPI
O que
PPI
Projeto Pedagógico Institucional
Quando
05/06/2017
de 13h15 até 15h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

          O IFCE campus avançado de Guaramiranga convida toda comunidade acadêmica e sociedade a participar do IV Fórum de discussões sobre o Projeto Político Pedagógico - PPI que acontecerá segunda-feira, dia 05 de junho de 2017, às 13h15, no salão de eventos do campus.

          Neste último fórum serão discutidos os seguintes tópicos da minuta do PPI: políticas e ações institucionais de pesquisa e inovação; políticas e ações institucionais de Educação à Distância; avaliação institucional; acompanhamento e avaliação do PPI; e Perspectivas- O que se almeja alcançar. Ressaltamos sempre a importância da participação de todos para que haja uma verdadeira construção coletiva do Projeto Pedagógico Institucional. 

Colação de grau 2016.1 - 15/12

última modificação 29/11/2016 11h16
Quando
15/12/2016
de 18h00 até 20h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

II Encontro Tecnológico de Redes de Computadores - 15/12

última modificação 29/11/2016 11h59
Quando
15/12/2016
de 08h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

XI Encontro Pedagógico

última modificação 30/11/2016 17h29
Quando
10/11/2016 08h00 até 11/11/2016 08h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Auditório - Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

Palestra de apresentação do grupo Nar-Anon

última modificação 30/11/2016 17h31
Este grupo lida com familiares de pessoas com dependência química.
Quando
01/12/2016
de 18h00 até 22h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Auditório - Campus Acaraú
Pessoa de contato
Adicionar evento ao calendário
iCal

Evento aberto ao público.

02/01 - Minicursos durante as férias

última modificação 16/03/2018 12h16
Série de minicursos durante o mês de janeiro de 2017
O que
minicursos nas férias
Quando
02/01/2017 07h30 até 20/01/2017 17h45 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus de Crateús
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Crateús promove a partir do dia 2 de janeiro uma série de minicursos nas áreas de zootecnia, informática, matemática, física e produção textual. Com vagas limitadas, os cursos são destinados aos públicos interno e externo do campus. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online na Plataforma Certificado Livre. 

Descrição dos minicursos:

1. Minicurso: “Zootecnia de Precisão: Inovação e tecnologia no setor pecuário”
Facilitadoras: Fabrízia Melo de Medeiros e Ana Paula Alves Freire
Datas: 02 à 06/01/2017
Horário: 07:30 às 11:30 e 13:30 às 15:30
Carga horária: 40 horas
Público alvo: Estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia, Técnico em Agropecuária, ou de áreas afins das Ciências Agrárias; e ainda, produtores rurais.
Nº de vagas: 30, sendo até 5 vagas para público externo.
Local: Sala 01

2. Minicurso: “Exponencial e logarítmo”
Facilitador: Riane Leitão
Datas: 17 e 18/01/2017
Horário: 13:30 - 17:45 hs
Carga horária: 20 horas
Público alvo: Alunos do campus IFCE (estudantes de nível médio e superior) e público externo.
Nº de vagas: 30
Local: Sala 01

3. Minicurso: “Introdução à rede de computadores”
Facilitador: Alexandre Rocha
Datas: 18/01/2017
Horário: 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00
Carga horária: 04 horas
Público alvo: Alunos do campus IFCE (estudantes de nível médio e superior) e público externo.
Nº de vagas: 15
Local: Laboratório de Informática

4. Minicurso: “Solucionando os principais problemas da Física básica”
Facilitador: Adriano Leal de Brito
Datas: 17 à 19/01/2017
Horário: 07:30 às 11:45 e 13:30 às 17:45
Carga horária: 24 horas
Público alvo: Alunos do campus IFCE (estudantes de nível médio e superior) e público externo.
Nº de vagas: 30
Local: Sala 03

5. Minicurso: “Keep Calm and Study Chemistry”
Facilitadores: Jefferson Saraiva Ferreira e Nayara Coriolano de Aquino
Datas: 18 à 20/01/2017
Horário: 07:30 às 11:45 e 13:30 às 17:45
Carga horária: 24 horas
Público alvo: Alunos do campus IFCE (estudantes de nível médio e superior) e público externo.
Nº de vagas: 30
Local: Sala 07

6. Oficina: “Oficina Intensiva de Produção Textual (Dissertação e Narração)”
Facilitadora: Maria Clara Gomes Mathias Cavalcanti
Datas: 17 e 18/01/2017
Horário: 13:30 às 17:45 e 19:00 às 22:30
Carga horária: 20 horas
Público alvo: Alunos do campus IFCE (estudantes de nível médio e superior) e público externo.
Nº de vagas: 25
Local: Sala 04

 

Campus promoveu Colônia de Férias

última modificação 19/01/2017 16h50
Quando
18/01/2017
de 08h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

A Colônia de Férias realizada pela primeira vez no campus de Acaraú do IFCE, na manhã desta quarta-feira (18/1), foi um verdadeiro sucesso.

Crianças e adolescentes da região de 5 a 11 anos de idade, foram beneficiados com a iniciativa da instituição, que oportunizou aos pequenos uma manhã de dinâmicas e brincadeiras, oferecendo uma opção de lazer e entretenimento de forma gratuita nessa época de férias aos pequenos.

Minicurso sobre identificação de Polyplacophora (molusco)

última modificação 19/01/2017 16h53
Quando
16/01/2017 08h00 até 20/01/2017 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Ao longo desta semana, de 16 até 20 de janeiro, o Laboratório de Ecologia de Manguezais - Ecomangue, do curso de Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE, em parceria com o professor Jaime Jardim, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - USP, está promovendo um minicurso sobre identificação de Polyplacophora, uma classe de moluscos marinhos.