Você está aqui: Página Inicial > EaD > Retrospectiva 2023: IFCE oferta mais de 1,5 mil vagas em cursos a distância
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2023: IFCE oferta mais de 1,5 mil vagas em cursos a distância

última modificação: 28/12/2023 19h36

Durante 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) se firmou mais uma vez como uma das principais instituições de ensino do país. Por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), mais de 1,5 mil vagas foram ofertadas ao longo do ano, entre cursos técnicos e de graduação. Além disso, foi um período enriquecedor para aprofundar o conhecimento sobre ensino a distância e novas tecnologias em eventos, palestras e debates realizados também pelo setor. Venha relembrar como foi esse ano conosco.

Cursos Técnicos

A EaD no IFCE teve um franco crescimento em 2023. Neste ano, foram implementados os Cursos Técnicos EaD de forma institucionalizada. Houve a abertura dos cursos de Administração, Informática para Internet, Eventos, Secretaria Escolar e Serviço de Restaurante e Bar, com uma entrada substancial de novos alunos. 

No início do ano, o edital dos Cursos Técnicos Multicampi 2 - 2023.1 contou com 80 vagas para os cursos EaD de Administração e Informática para Internet, nos campi Tabuleiro do Norte e Baturité, respectivamente. Já em maio, divulgou-se o processo seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes a Distância - 2023.2, para preenchimento de 550 vagas distribuídas em 10 campi do Instituto: Cedro, Fortaleza, Guaramiranga, Horizonte, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maranguape, Paracuru, Quixadá e Tianguá.

No atual certame, o dos Cursos Técnicos Subsequentes a Distância - 2024.1, divulgado em outubro, foram mais 425 vagas, distribuídas em 11 campi: Baturité, Caucaia, Cedro, Fortaleza, Guaramiranga, Horizonte, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte e Tianguá.

Ao todo, 1.055 vagas na modalidade a distância foram disponibilizadas para cursos técnicos em 2023, possibilitando uma aprendizagem de forma mais acessível para estudantes de todo o estado. “A preferência pela EaD é porque ela permite não apenas um ensino de qualidade, mas também uma conveniência e uma oportunidade para quem tem dificuldades com deslocamento ou limitações de tempo. Então, isso configura um avanço institucional bastante grande”, discorre o professor Igor Paim, diretor do CREaD.

Universidade Aberta do Brasil

O ano também foi marcante para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que mantém parceria com o CREaD. No primeiro semestre, a Licenciatura em Matemática EaD ofertou 180 vagas, distribuídas em cinco polos UAB de apoio presencial: Caucaia-Araturi, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara. No mesmo período, o curso de Especialização em Tecnologias Educacionais abriu 200 vagas para os polos Aracoiaba, Itapipoca, Lavras da Mangabeira, Orós e Tauá.

Já em outubro, o edital do Vestibular UAB 2024.1 para Licenciatura em Matemática EaD foi lançado. Desta vez, houve oferta de 410 vagas para 10 polos UAB contemplados: Camocim, Caucaia-Araturi, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Meruoca, Orós, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara.  

Portal da Heteroidentificação

Juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext), o CREaD lançou o Portal da Heteroidentificação do IFCE em agosto. O site é um marco das ações inclusivas no IFCE, reunindo material informativo sobre as cotas raciais e o procedimento de heteroidentificação, etapa obrigatória para quem concorre à reserva de vagas destinadas a pessoas negras em processos seletivos de instituições federais de ensino.

Tour virtual do Memorial: 114 anos de IFCE

Na comemoração dos 114 anos do IFCE, no dia 23 de setembro, foi lançado o Tour Virtual Imersivo do Memorial César Gadelha de Alencar Araripe, possibilitando uma visita remota e interativa ao espaço. A iniciativa foi movida pelo CREaD, sob articulação do diretor Igor Paim, pela Curadoria do Memorial do IFCE e pela equipe de desenvolvimento do projeto Academia Huawei, uma parceria do IFCE com a big tech.

Eventos EaD

O CREaD se mostrou presente também em congressos e outros eventos durante o ano. Entre os dias 22 e 24 de novembro, ocorreu o 4° Congresso Nordestino de Educação a Distância, promovido pelo Instituto Federal da Paraíba em colaboração com outros IFs da região. Marcando a participação do IFCE, nosso diretor, Igor Paim, integrou a solenidade de abertura, discursando sobre o tema do evento: “Inclusão e qualidade na EaD”.

E em comemoração ao Dia Nacional da Educação a Distância, 27 de novembro, o CREaD realizou o 1º Simpósio de EaD do IFCE. Por meio de palestras, debates e mesa-redonda, os profissionais do CREaD e dos Núcleos de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEaDs) do IFCE, além de docentes de outras instituições, discutiram temas fundamentais da área, celebrando a integração entre conhecimento, tecnologia, inovação e ensino a distância como forma de inclusão e acessibilidade. 

E o próximo ano?

Para 2024, o IFCE não vai parar de investir na educação a distância. Está confirmada a abertura de mais duas opções de Cursos Técnicos EaD — o Técnico em Meio Ambiente (em Itapipoca e Juazeiro do Norte) e o Técnico em Desenho de Construção Civil (em Fortaleza), com a previsão de ofertar mais 600 vagas em 16 campi.

“A promessa é que continuemos avançando cada vez mais e fortalecendo essa educação a distância que não apenas engrandece o IFCE como consolida o nosso senso de propósito ético por uma educação de qualidade para todos”, garante Igor Paim.

O diretor do CREaD enfatiza que as novidades não se restringem apenas aos cursos técnicos. A tendência é que sejam implementados novos cursos superiores, entre eles o de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Ademais, o foco na temática da inteligência artificial será maior com a criação de novos cursos. “Estamos com um projeto encaminhado para abrir o Curso Técnico em Inteligência Artificial na modalidade EaD, e também o superior e a especialização em Inteligência Artificial. Isso são estudos que provavelmente vão se confirmar como cursos efetivados. Consideramos um aspecto importante, porque as IAs lideram todo o processo de revolução tecnológica no mundo”, explica Paim. 

No âmbito da UAB, a coordenadora-geral Gláudia Mapurunga confirma que, além da Licenciatura em Matemática, serão ofertados mais dois cursos de licenciatura no próximo ano. E teremos novidades também quanto às especializações: além de mais uma turma de Especialização em Tecnologias Digitais, estão previstos quatro novos cursos a nível nacional: Docência em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Gestão para EPT, Educação a Distância e Gestão Escolar. “Para o próximo ano estamos com expectativa de 2400 vagas para serem ofertadas pelo IFCE, com previsão de início em 2024.2 e se estendendo até 2025. Também durante esse período, serão lançados novos editais para a seleção de professores e tutores que irão atuar nessas novas ofertas”, detalha Gláudia.

 

Caio Salgueiro | Comunicação CREaD