Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Docente publica livro sobre arquitetura e organização de computadores
conteúdo

Notícias

Docente publica livro sobre arquitetura e organização de computadores

TECNOLOGIA

Em formato digital, a publicação está disponível para download gratuito
última modificação: 22/11/2021 15h23
Foto: Arquivo pessoal Professor Guilherme Esmeraldo lançou livro durante a Semana da Informática

Professor Guilherme Esmeraldo lançou livro durante a Semana da Informática

Já está disponível para download gratuito o livro "Fundamento e práticas em arquitetura e organização de computadores: Estudos de Caso com o Simulador CompSim", de Guilherme Esmeraldo, professor da graduação em Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE. O livro foi lançado na última quarta (17), durante a Semana da Informática. Clique AQUI para ter acesso à publicação.

O professor Esmeraldo explica que o livro trata dos conceitos básicos fundamentais de Arquitetura e Organização de Computadores, disciplina presente em cursos da área de Computação e em Engenharias. Com uma linguagem simples e por meio de uma nova abordagem teórico-prática, a publicação utiliza o simulador CompSim para ilustrar diferentes cenários de projetos de sistemas computacionais.

"Ao contrário da literatura erudita, que trata essa disciplina de forma puramente conceitual, o livro faz uso do simulador CompSim. São 418 páginas que tratam de vários aspectos, conceitos e conteúdos da disciplina, como o estudo dos componentes do computador, o estudo da história e da evolução do computador, tendências tecnológicas e capítulos conceituais, com todo o embasamento teórico", conta ele.

O CompSim é uma ferramenta desenvolvida pelo IFCE Crato em parceria com o Instituto Federal de Sergipe, o Instituto Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco, com o objetivo de promover o aprendizado prático sobre os componentes dos computadores: "É um projeto já maduro, que vem sendo utilizado no IFCE Crato já há alguns anos. Com o uso dele, conseguimos obter resultados bem interessantes e promissores na disciplina", explica o professor Esmeraldo. Saiba mais sobre o CompSim AQUI.

O livro tem como público-alvo docentes e estudantes da disciplina, além de demais interessados na área. Para Guilherme, a publicação possibilita um aprendizado mais atrativo sobre o assunto: “Espero que vocês apreciem a leitura, se divirtam com as simulações e possam aprender mais detalhes de arquitetura e organização de computadores, de fato como um computador funciona, de forma mais motivante e efetiva”.

Confira outras notícias sobre o CompSim
Simulador auxilia aprendizagem sobre componentes do computador

Pesquisa desenvolvida no campus é premiada em congresso