Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Campus de Crato tem duas equipes aprovadas no programa Clusters de Inovação
conteúdo

Notícias

Campus de Crato tem duas equipes aprovadas no programa Clusters de Inovação

INOVAÇÃO

Estudantes e professores pensaram em soluções para áreas de Turismo e Saúde
última modificação: 14/10/2021 14h15
Fotos: arquivo pessoal Estudantes e professores pensaram em soluções para as áreas de Saúde e Turismo

Estudantes e professores pensaram em soluções para as áreas de Saúde e Turismo

Duas equipes formadas por estudantes e docentes do campus de Crato foram aprovadas no Programa Clusters de Inovação, uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado.

Estudantes do segundo semestre da graduação em Sistemas de Informação, Giuliane Celestino, Matheus Gonçalves, Kesley Cardoso, Edielson Junior e Airton Silva formam a equipe YouBetter, aprovada no cluster de Saúde. Giuliane conta que o resultado foi uma surpresa para a equipe: "Esta foi primeira vez em que participamos de uma seleção como a dos Clusters de Inovação, de modo que ficamos extremamente felizes com o resultado e com essa grande oportunidade de desenvolver nosso projeto. As expectativas são as melhores, queremos que o projeto YouBetter cause um impacto social positivo e que contribua para mostrar a força do Cariri na área de tecnologia e inovação".

A felicidade com a aprovação é compartilhada por Pedro Sheldon, estudante da graduação em Sistemas que faz parte da equipe MatchTour, aprovada no cluster de Turismo: "Isso representa um grande passo para a continuidade da nossa startup e pode, também, resultar em algum tipo de incentivo para outros alunos da nossa instituição". Além de Pedro, a MatchTour é formada pelo estudante Igor Melo e pelos docentes Bonny Kathy Soares, Harley Macedo e Yuri Lacerda.

Para o professor Lacerda, que também atua como pesquisador regional da área de Turismo no programa, os recentes bons resultados em iniciativas como essa são reflexo do envolvimento da comunidade acadêmica em ações de inovação: "Temos tido o despertar dos nossos alunos e servidores para participarem de programas de aceleração de empresas, hackathons, startup weekends e demais eventos de inovação, o que ajuda a fortalecer este elo importante entre o mundo dos negócios e a academia".

Agora, as startups aprovadas, que ainda não podem dar detalhes sobre os projetos, vão passar pela Jornada de Implementação de Soluções, última etapa do programa do Governo do Estado. Nessa fase, os projetos terão de objetivar a ideação do produto, a validação do mercado e a construção de produto mínimo viável (MVP). As equipes receberão bolsas de transferência tecnológica por meio da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), à qual o programa Clusters de Inovação é vinculado.

Além das equipes YouBetter e MatchTour, o IFCE Crato teve outro representante na iniciativa: a equipe do egresso Afonso Henrique Calábria foi aprovada no cluster de Comércio.