Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato reinaugura ecotrilha Professor José do Vale
conteúdo

Notícias

Crato reinaugura ecotrilha Professor José do Vale

HOMENAGEM

Espaço ganhou sala de aula ao ar livre em homenagem à professora Madalena Bitu
última modificação: 29/06/2022 11h41

Com a presença de familiares, amigos e ex-alunos foi reinaugurada nesta sexta (24), no campus de Crato, a ecotrilha que leva o nome do Professor José do Vale Arraes Feitosa, docente da instituição entre os anos de 1970 a 1983. Na reinauguração, o espaço ganhou uma sala de aula ao ar livre batizada em homenagem à professora Madalena Bitu, falecida em 2022 e também antiga docente da instituição.

A homenagem foi organizada pela família do professor em parceria com a equipe do Ecomapss, projeto de educação ambiental desenvolvido por professores do campus. O aplicativo mapeia algumas espécies de plantas da trilha e disponibiliza informações e curiosidades sobre elas para os usuários.

Gauberto Barros, um dos coordenadores do projeto, foi aluno de José do Vale e hoje é professor na mesma instituição em que estudou na década de 1980. Ele destaca a importância do mestre na sua vida: "Eu fico muito feliz com essa homenagem, porque é o momento de reafirmar o legado de um professor que marcou história na instituição. Tive a felicidade de ser aluno e ele deixou um ensinamento muito grande para mim, que eu poderia ir além e investir na educação", conta ele.

Para a filha do professor José do Vale, Diana Feitosa, a homenagem emociona e ajuda a preservar a memória do educador: "É de uma extrema felicidade, para mim e para a minha família, que essa memória permaneça, porque a educação muda uma nação. Nós precisamos de mais exemplos de professores que sejam be dedicados desde o princípio, da educação primária, do ensino médio, para que daí possam ser formados grandes profissionais".

A importância de manter vivo o legado do professor José do Vale e dos antigos professores e professoras da instituição também foi destacada pelo atual diretor do campus, o professor Joaquim Rufino Neto: "É a importância de quem foi um dos pioneiros, principalmente quando a escola começou a atuar nos cursos na área de ciências agrárias, nos anos 70. Essa história foi construída e teve essas figuras, entre elas o professor José do Vale, que era um líder que disciplinava sem autoridade no processo educativo e na orientação da formação do cidadão".

Também estiveram presentes na reinauguração estudantes da escola municipal José do Vale Arraes Feitosa. Além da ecotrilha, o professor José do Vale empresta seu nome à biblioteca do campus de Crato, batizada em 2019, por ocasião do centenário de nascimento do educador, que faleceu em 1997.

Alissa Carvalho - campus Crato